O Arquivo Público de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na terça-feira, 19, a palestra "Cultura Popular - Músicas". O evento contou com a palestra do coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Funcaju, Paulo Correia.
Na ocasião, também foi inauguradas duas exposições em comemoração ao Mês do Folclore: "Cultura Popular e Folclore Sergipano", da Secretaria de Estado da Cultura, e "Fotografias sobre o Folclore", com os grupos Parafuso, Cacumbi, Taiera, Reisado e São Gonçalo.
As alunas do Programa de Assistência Integral a Melhor Idade (PAIMI), desenvolvido pela Universidade Tiradentes (UNIT), foram convidadas para participar do evento. "Esta não foi apenas uma tarde para aprender sobre folclore, mas também para relembrar muito do que já conhecemos sobre a nossa cultura. Ficamos muito agradecidos pelo convite do Arquivo Público de Aracaju", afirmou a coordenadora do programa, Zulmara Mota.
O mesmo pensa a aposentada, Norma Maria dos Santos, que participa do PAIMI há seis anos. Para ela essas atividades, como a palestra sobre a cultura popular, são boas para reviver os momentos da infância. "Muitas de nós não tiveram a oportunidade de ter acesso atividades culturais na juventude. Agora estamos tendo a chance de participar de eventos como este e aprender mais sobre o folclore", ressaltou.
Na opinião do palestrante Paulo Correia, o Arquivo Público desempenha um papel muito importante, pois preserva em documentos boa parte da história e da cultura popular de Sergipe. "Falar sobre a cultura popular nordestina me dá muito prazer, porque vivo e pesquiso esse tipo de cultura há anos. Para mim é um grande orgulho participar desse evento ainda mais no Mês do Folclore e da cultura popular", concluiu.
As exposições sobre folclore seguem abertas ao público até o dia 31 de agosto, das 8h às 18h. O Arquivo Público de Aracaju está localizado na Avenida Hermes Fontes, 399 - bairro São José.