Luciano Paz promove reunião de trabalho com dirigentes da Saúde de Aracaju

Saúde
22/08/2014 08h26
Início > Notícias > Luciano Paz promove reunião de trabalho com dirigentes da Saúde de Aracaju

Na tarde de quinta-feira, 21, no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, aconteceu a apresentação oficial de Luciano Paz como secretário da Saúde de Aracaju. Na ocasião, servidores, diretores, coordenadores e gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família  (USF) compareceram para cumprimentar o novo gestor. O encontro serviu também para avaliar pontos de mudanças emergenciais dentro da Rede Municipal de Saúde.

Segundo Paz, a palavra de ordem é o bem-estar do cidadão que necessita de médico público. Antes de distribuir um questionário a cada um dos 43 gerentes de USF, o gestor vez um breve resumo de suas últimas atuações profissionais, frisando sua especialidade em administrar setor público.

“Já era secretário da Fazenda nesta atual administração do prefeito João Alves e aceitei também o desafio de administrar a Saúde de Aracaju. Já visitei algumas USFs e posso afirmar que encontrei um quadro não tão precário quanto pintavam por aí. Sei que o desafio é grande, por conta da responsabilidade com a saúde do usuário, porém, reitero que minha metodologia de trabalho é com prazo a ser cumprido. Procuro cumprir sempre meus prazos e cobrarei de todos que cumpram também os seus”, disse Luciano.

Novidades

Desde o início de agosto, quando assumiu a pasta da Saúde Municipal, Luciano Paz vem percorrendo as USFs, conversando com as equipes e ouvindo os cidadãos aracajuanos. “Voltaremos nosso olhar para dentro das USFs. Vamos revitalizar a estrutura de informática, contribuindo para uniformizar as informações. Criaremos um canal direto com as unidades, resolvendo os pequenos problemas que venham a surgir pelo caminho. Temos recursos para aprimorar o setor de informática e vamos investir nisso o quanto antes. Através dessa ação, os gestores acompanharão os estoques da Rede, criaremos os prontuários eletrônicos e saberemos também os dados da logística da Saúde de Aracaju. Essas ações vão minimizar tempo e proporcionar maior organização na administração de medicamentos e insumos, por exemplo”, frisou Luciano.

O secretário discutiu pormenores de um questionário respondido pelos gerentes das USFs, durante o encontro, o que ocasionou uma conversa franca entre Luciano e os servidores sobre o cotidiano. “É preciso existir uma relação aberta, com liberdade para o diálogo. Assim, cumpriremos nossa missão em prol do outro que necessita de auxilia médico. Vamos estabelecer indicadores de avaliação para as Unidades de Saúde da Família. Quero convocar os servidores para que juntos possamos focar nosso trabalho nos procedimentos que tragam mais melhorias para Saúde Municipal.

De acordo com o adjunto da Saúde de Aracaju, o farmacêutico Adalberto Dantas Canuto Júnior, é preciso dissolver o acúmulo de ações que acabam burocratizando o atendimento. “No período que antecedeu minha posse como adjunto da pasta, trabalhei minuciosamente dentro da Saúde de Aracaju e pude perceber que existem diversos problemas, porém, todos de fáceis resoluções. O nosso maior entrave consta no acúmulo de procedimentos que acabam emperrado o andamento dos serviços. Quero frisar desde já o comprometimento do secretário Luciano Paes e de toda sua equipe em resolver tais gargalos”, enfatizou.

Durante a reunião, os servidores foram oficialmente apresentados a Gildete Maria Ávila Carvalho Macedo, nova diretora de Atenção à Saúde da Saúde de Aracaju. Ela já possui experiência nesta gestão, uma vez que coordenou a Rede de Atenção Primária da Saúde de Aracaju, sendo responsável pelas 43 Unidades de Saúde da Família (função que atualmente será de responsabilidade de Aline Araújo).

“Venho integrar este grande setor com a intenção de realizar um trabalho conjunto, sempre unindo os servidores. Tudo para agilizar o processo de trabalho. O secretário da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, de antemão quer resolver os problemas de equipamentos e insumos. Setores que já estão praticamente abastecidos, porém, que exigem vigilância constante”, informou Gildete, que ficará responsável por dirigir a Rede de Urgência e Emergência, a Rede de Atenção Primária, a Rede de Atenção Psicossocial, os Cemar e a Coordenação de Assistência Farmacêutica.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, a conversa direta de Luciano Paz com os servidores demonstrou força de vontade para melhorar ainda mais a situação da Saúde Municipal. “Achei o novo Secretário muito objetivo, direto em seu discurso de apresentação. Essa coesão, de quem já se inteirou da situação em tão pouco tempo certamente demonstra muito interesse para mudarmos ainda mais o quadro atual. Só temos que desejar boas vindas ao Luciano e parabenizá-lo pelo empenho que vem demonstrando”, enfatizou.

De acordo com o gerente da Unidade de Saúde Dona Jovem, Wellington Franca, o Secretário trouxe uma perspectiva nova, o que gerou bastante entusiasmo por parte dos servidores. “Luciano Paz mostrou que corresponderá aos anseios tanto dos servidores quanto da população e isso nos passa segurança. Essa nova visão de se fazer a Saúde de Aracaju certamente refletirá em melhorias para os usuários, que merecem sempre cada vez mais uma saúde digna e humanizada”, pontuou.