Na última quinta-feira, 21, a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles, apresentou para membros do Gabinete da Gestão Integrada Municipal (GGIM), funcionários da secretaria e dos órgãos vinculados o balanço de ações desenvolvidas pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) nos primeiros seis meses deste ano. Na oportunidade, foi lançada a primeira edição da revista "GMA em ação", publicação elaborada para mostrar à sociedade a nova formatação do órgão, empreendida a partir da gestão do prefeito João Alves Filho.
Durante a apresentação, Georlize Teles destacou os principais projetos desenvolvidos pela GMA, a exemplo da criação de grupamentos especializados como a Ronda da Capital e o Grupo Tático Operacional (GTO), da repercussão do Centro de Treinamento junto aos guardas municipais (GMs), familiares e parceiros, o qual oferece atualmente 14 modalidades esportivas. Outras ações citadas foram o Programa Anjos Azuis e a atuação da GMA no Forró Caju 2014.
"Quando assumimos, nossa preocupação foi fazer com que o guarda enxergasse a sua importância enquanto agente social. Procuramos desenvolver a ideia do pertencimento na categoria e para isso cuidamos primeiro do homem, valorizando a sua função dentro da instituição. Toda essa humanização é necessária para efetiva prestação de serviço à sociedade", defendeu.
Sobre o trabalho da Guarda durante os festejos juninos, a secretária fez questão de frisar que nesta edição o desafio para a instituição foi ainda maior, já que coube ao órgão a segurança do perímetro interno da festa. "Os guardiões que trabalharam durante as 12 noites do evento deram um show de compromisso e profissionalismo", enfatizou.
Números
De acordo com Georlize Teles, durante o primeiro semestre deste ano, a GMA registrou 225 flagrantes, com uma média de 38 a cada mês. No comparativo com o mesmo período de 2013, verifica-se um aumento de 46% nos flagrantes. Entre as ocorrências mais comuns estiveram roubo/furto (38,2%) e porte/tráfico de entorpecentes (19,1%), a maioria se deu no período noturno (51%), principalmente no Centro da cidade (32%).
A GMA registrou ainda a apreensão de um total de 543 unidades de drogas e 45 armas brancas. Além disso, nos seis primeiros meses, foram recuperados 16 veículos e apreendidas seis armas de fogo.
Revista "GMA em ação"
Após o balanço, a convite da secretária Georlize, o vice-presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), GM Edmilson Pereira, apresentou a nova publicação do órgão. A revista, que foi patrocinada pelo sindicato, entra em circulação para servir como uma prestação de contas à sociedade.
"É com muita satisfação que apoiamos a produção desta revista que mostra a sociedade o que a categoria tem feito em prol do interesse público. O nosso foco é projeção e a segurança pública municipal é algo que vem sendo amplamente discutido. A gente tem que sempre lembrar que todos os excelentes projetos desenvolvidos pela atual gestão só foi possível graças ao empenho dos guardas que tem trabalhado com muito brio, esforço e muita superação", declarou.
O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão falou que a GMA conseguiu atingir todas as metas traçadas até o momento. "Nós esperamos que no segundo semestre já com algumas programações e participações em eventos pré-definidos, a Guarda Municipal atuará com um maior dinamismo. Especialmente agora com a aprovação da Lei 13.022 que proporciona um maior desdobramento da Guarda Municipal no que diz respeito ao apoio aos órgãos de Segurança Pública. Desta forma, nós entendemos que esse evento de lançamento da revista tratou de todas as ações e todo desempenho dos guardas municipais, destacando a sua potencialidade na construção de uma GMA cada vez mais reconhecida pela sociedade e com o estreitamento afinado com os outros órgãos de Segurança Pública do nosso Estado", concluiu.
GGIM
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, formado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania e seus órgãos subordinados, SMTT, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal da Família e da Assistência (Semfas), Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Seplan), Polícia civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Defesa Civil Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Conselhos Locais de Segurança Pública, Conselho Integrado de Segurança Pública e Conselho Comunitário de Polícia. O grupo foi instituído graças à adesão de Aracaju ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), tem a finalidade de articular as ações governamentais da área, promovendo a política municipal de segurança cidadã e a prevenção da violência nesta capital.