Defesa Social firma parceria para o combate à homofobia

Segurança Municipal e Cidadania
02/09/2014 08h53
Início > Noticias > 60986

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) dá mais um passo no enfrentamento à violência e à discriminação, ao firmar um termo de cooperação técnica com a Organização Não Governamental (ONG) Astra Direitos Humanos e Cidadania - LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A ação visa a união dos esforços das duas entidades para o combate das causas e dos efeitos decorrentes da discriminação homofóbica em Aracaju.

O instrumento traduz uma parceria estratégica entre a Semdec e a Astra LGBT, que se comprometem a apoiar mutuamente em todas as ações resultantes do termo de cooperação. No acordo, a Semdec fica incumbida, entre outras atribuições, de se fazer representar em debates organizados pela ONG, além de dispor de apoio logístico de trânsito e segurança nos eventos promovidos pela entidade. Em contrapartida, a Astra LGBT instituirá um técnico que acompanhará as atividades de prevenção da área, executadas pela Semdec.

A secretária Georlize Teles destaca que esta parceria tem o sentido de reforçar e estimular o exercício da cidadania junto ao aracajuano. "Firmar um convênio com a Astra significa trazer para discussão entre os nossos membros as questões da diversidade sexual, do respeito ao cidadão, da garantia e da efetividade de direitos do segmento LGBT. Penso que esta parceria é muito importante, porque nos traz a visão do segmento, de quem vivencia no dia a dia toda a sorte de discriminação de uma sociedade que não aprendeu a lidar com as diferenças e nem a respeitar a diversidade. Então, este é um passo no sentido de consolidar o exercício de cidadania", afirma.

Tathiane Araújo, presidente da Astra LGBT, observa que o termo de cooperação proporciona garantias para o poder público e para a entidade. "Nós precisamos do poder público e, ao mesmo tempo, o movimento social pode contribuir nos momentos em que ajudamos a formar gestores e equipes de trabalho que venham reconhecer que a diversidade sexual e o combate à homofobia devem estar em todos os espaços. Nós já conseguimos ótimas parcerias com a Academia, com Legislativo e, cada vez mais, o Executivo  vem se aproximando dos movimentos sociais. Não precisamos apenas do apoio através de recursos, mas também da troca de conhecimentos, pois isso vai desmitificando, quebrando barreira e tabus e só a sociedade tem a ganhar com isso", pontuou.

ONG Astra LGBT

A Astra Direitos Humanos e Cidadania LGBT é uma organização sem fins lucrativos fundada em 30 de novembro de 2001. É uma entidade de utilidade pública, reconhecida pela Lei Estadual nº. 5.198 de 9 de julho de 2006. Sua direção é composta por gays, travestis e transexuais que atuam em diversas áreas profissionais, como direito, pedagogia e jornalismo, além de voluntários.

A Astra trabalha pela conquista e garantia de plenos direitos humanos para a comunidade LGBT e está sempre lutando contra qualquer forma de discriminação, seja de expressão social, política, religiosa, cultural ou econômica. Ao longo desses 13 anos, a instituição realiza a Parada LGBT de Sergipe com o intuito de promover a visibilidade e integração de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, através da informação, educação e comunicação.