Ações da Emsurb beneficiam população

Serviços Urbanos
02/09/2014 17h27

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) trabalha cotidianamente no perímetro urbano da capital sergipana, pautada na certeza da indispensabilidade do trabalho constante. Coleta de lixo, limpeza de canais e praças e o Cata-Bagulho são alguns dos exemplos das ações desenvolvidas.

A Emsurb recolhe mensalmente cerca de vinte e cinco mil toneladas de lixo orgânico. Deste montante, dez mil toneladas dizem respeito a entulho e quinze mil ao lixo das residências. Para entender a árdua atividade, é necessário entender seu funcionamento. As coletas são divididas em Coleta Domiciliar e Coleta de Entulho. A primeira ocorre na Zona Norte, segundas, quartas e sextas, no período diurno; na Zona Sul, às terças, quintas e sábados também, no período diurno; e na Zona Central, de segunda a sábado, no período noturno. Já a Coleta de Entulho acontece uma vez por semana nos bairros e pontos críticos diariamente.

O trabalho direcionado à limpeza dos canais é feito de três modos específicos. A chamada limpeza manual é feita a cada dois meses; a limpeza mecanizada, uma vez por ano; a limpeza pelo método de barragem móvel nos canais revestidos, de acordo com a necessidade. Os locais das feiras livres são limpos minuciosamente ao fim das realizações. Duas vezes por semana, as praias da cidade são livradas de cada mínimo restolho. A Emsurb ainda atua de modo intensivo em regime de mutirão, varrição manual realizada nos principais corredores e áreas comerciais e podação. Mas não acaba por aí. Há ainda limpeza de praças e paisagismo.

Todo este trabalho só ocorre graças à preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em assegurar não só a existência de profissionais suficientes e qualificados, como também material técnico. Nas coletas domiciliares, por exemplo, são 140 funcionários; na coleta de entulho, vinte e seis. Dentro da Emsurb, a frase-chave é: "Otimizar o serviço ao máximo". Esta otimização vem a partir do auxílio da existência de trezentos pontos de coleta, de trinta e cinco compactadores, três veículos de pequeno porte, oito carroças, três caminhões, dois guindastes, vinte e duas caixas-depósito com localidade criteriosa, trinta agentes responsáveis pela podação, dez agentes para irrigação, cinquenta e dois agentes fixos em praças específicas.

"Todo dia é um dia especial aqui na Emsurb, o lixo não se acaba", diz Humberto Santana, diretor de operações da Emsurb, "nós trabalhamos quase vinte e quatro horas por dia para minimizar o lixo". Segundo o diretor, um dos desafios encontrados é a irresponsabilidade de parte da população, que segue a descartar o lixo em locais inapropriados e de maneira irresponsável, em muito devido à crença de muitos que a responsabilidade do lixo é do órgão público, quando não é. "Cada um de nós é responsável pelo lixo que produz", esclarece Humberto. "Há dois tipos de geradores, os pequenos e os grandes. Aos pequenos nós damos um tratamento especial, que é o recolhimento. Os grandes têm a obrigação de tratar seu lixo e a disposição final desse lixo", explica.

Parcerias e cata-bagulho

Diante dos problemas, a PMA não se omite e busca soluções. Uma delas é a parceria com duas cooperativas da cidade, a COORES - Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Mara, e a CARE - Cooperativa dos agentes autônomos de reciclagem. A Emsurb disponibiliza os transportes necessários para locomoção do que for recolhido. O resultado é geração de renda para os cooperativistas. Patrícia Alves, presidente da COORES, reconhece a importância da parceria com a Emsurb. "Essa parceria significa tudo pra mim, antes eu trabalhava e vivia dentro do lixão", conta Patrícia. "É uma ajuda muito boa", garante.

A Operação Cata-Bagulho, iniciado no dia 5 de julho no bairro Grageru, é outra tática da Emsurb. Agentes ambientais se deslocam até bairros determinados a partir de estudos prévios de necessidade. Em visitas às residências, os educadores ambientais repassam informações aos moradores sobre a importância de coisas como coleta seletiva, orientações do modo correto de fazer o acondicionamento dos resíduos e dias e horários da coleta de lixo.