Guarda Municipal inicia comemoração do aniversário do Centro de Treinamento

Guarda Municipal
08/09/2014 17h17

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) começou nesta segunda, 8, a semana do 1º Desafio CT/GMA - Centro de Treinamento (CT/GMA), em comemoração ao aniversário da unidade. O CT foi inaugurado no ano passado visando a melhoria da qualidade de vida dos guardas municipais (GMs). Na ocasião, os GMs prestigiaram a palestra do presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF) em Sergipe, Gilson Dórea, que falou sobre a importância da atividade física para os agentes de segurança pública. O evento contou ainda com um aulão de aeróbica e um café da manhã.

O secretário Arivaldo Barreto, adjunto da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), órgão ao qual a GMA está vinculada, destacou como o CT/GMA foi importante para o crescimento dos GMs. "Parabenizo pela concepção do CT/GMA, que com certeza é um avanço extraordinário para a capacitação individual de cada Guarda, para crescimento físico. Esse aniversário é um evento de fortalecimento do Centro", declarou.

O 1º Desafio CT/GMA contará com competições que se estendem até o sábado, dia 13, data oficial do aniversário. De acordo com a coordenação do Centro, entre os dias 9 e 11, ocorrerá o torneio do Futsal, com 12 equipes da própria GMA e de instituições como SMTT, Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), Bombeiro Militar, Bombeiro Civil, CPRV, Rádio Patrulha e Guarda Municipal de Socorro.

A programação prossegue na sexta-feira, dia 12, com a competição de natação com provas de 25m e 50m nado livre e revezamento. No sábado, 13, às 7h será a vez da corrida de rua, onde cerca de 150 atletas deverão percorrer 6 km, com a largada no Parque da Sementeira. À tarde, na quadra poliesportiva do CT/GMA, ocorrerá o campeonato de jiu-jitsu.

Para o diretor-geral da GMA, coronel Enilson Aragão, esse primeiro ano de CT/GMA é uma conquista de todos que compõem a Semdec e, especificamente, da GMA. "Completar um ano é motivo de orgulho para nós que integramos a Direção da GMA e para cada guarda. Ser referência na qualidade de vida, investindo na capacitação física, motora e psicológica é um proposta de cidadania devidamente capitaneada pela Semdec. Vamos continuar incentivando os nossos atletas. Além disso, destaco ainda o trabalho de cunho social que o CT/GMA desenvolve, através de parcerias com entidades como CAPS, fortalecendo os laços com a sociedade e viabilizando a inclusão pelo esporte", declarou.

Para além da saúde

O presidente do CREF/SE, Gilson Dórea, mostrou para os GMs todos os benefícios da prática regular da atividade física e como ela é imprescindível para o agente de segurança. "Vocês fizeram o concurso e treinaram focados para serem aprovados no Teste de Aptidão Física e alcançaram o sucesso. Vocês precisam manter esta mesma motivação. Calculei que, no dia a dia do trabalho, o guarda carrega aproximadamente 7kg, o que acarreta em uma sobrecarga ao corpo. Caso vocês não pratiquem atividade física, provavelmente terão problemas de saúde no futuro. A palavra de ordem que deixo para vocês é movimento. A Guarda  tem conquistado um relevante espaço em Aracaju e é forte a exigência da população, por isso, a preparação tem que ser contínua", alertou.

O GM e educador físico Rodrigo Guimarães entende que a prática da atividade física proporciona muito mais do que os benefícios físicos. Ele é um dos responsáveis pelo Clube de Corrida da GMA e faz questão ressaltar que o projeto do CT/GMA deu a oportunidade de atuar para o bem-estar dos colegas e do público geral que participa do clube.

"Isso tem uma importância ímpar porque faz com que eu me sinta um cidadão que, de forma mais irrisória, contribua para o desenvolvimento de alguma atividade humana dentro da minha instituição. Eu me sinto útil, muito mais do que um guarda, mas sim um guarda que é também responsável pelo desenvolvimento de um trabalho voltado diretamente para o guarda e para o cidadão", disse.

O GM Fernando Araújo, que é um praticante assíduo no CT/GMA, falou que o CT/GMA não beneficia apenas a vida profissional, que exige muito preparo físico. "O CT/GMA me permitiu unir a vida profissional e familiar porque minha esposa, parentes e amigos também praticam atividades no CT. Eu passo mais tempo na Guarda e trazer a família para dentro dela facilitou a convivência".

Sobre o CT/GMA

Com modalidade como judô, jiu-jitsu, boxe chinês, taekwondo, MMA, corrida, atividade monitorada, natação, hidroginástica, ginástica funcional, aeróbica e badminton, o CT/GMA tem uma estrutura conta com quadra poliesportiva e piscina semiolímpica.

Além de atender aos guardas municipais de Aracaju, o CT-GMA é aberto a familiares, instituições de ensino da rede municipal e entidades como os Centros de referência da assistência social (CRAS) e Centros de atenção psicossocial (CAPS).