População do Bugio agradece trabalho da PMA

Obras e Urbanização
12/09/2014 14h10

Brilho nos olhos, sorriso no rosto e reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju nas ruas e avenidas do Bugio, na Zona Norte da capital. A alegria da população não é por acaso e reflete os serviços oferecidos pela administração municipal que atua cotidianamente com as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizando ações na rede de drenagem, recuperando o pavimento asfáltico, urbanizando os espaços públicos e limpeza de fossa para a população carente.

Os elogios da aposentada Maria das Dores, moradora da Travessa A há 30 anos, é fruto do trabalho que agora assiste da porta de casa. "Sou uma das mais antigas moradoras daqui e por muito tempo não tínhamos saneamento básico, nossas crianças não podiam brincar na rua. Com a pavimentação vai melhorar muito, estávamos precisando desse serviço", agradece dona Maria.

Ainda na mesma travessa e moradora há apenas 6 meses, a dona de casa Conceição Alves também reconhece os benefícios da pavimentação. "Com certeza melhorou muito. Era horrível ter que pisar em lama para chegar em casa, e nos dias de chuva então, não conseguíamos nem sair de casa. Agora a rua está linda", conclui satisfeita.

A rua Geni da Silva, próximo à Escola Municipal Manoel Bomfim, também foi contemplada com a presença dos profissionais da empresa municipal que realizavam manutenção nas galerias pluviais. A medida coíbe alagamentos com a previsão de chuvas para os próximos dias. Devido à quantidade de lixo encontrado nas bica de lobo e bueiros, os técnicos da Emurb alerta para a necessidade de manter as vias públicas limpas e conservadas.

De acordo com a presidente da Emurb, Socorro Cacho, todo o trabalho desenvolvido no bairro é resultado do compromisso da atual gestão em levar ações a todos os pontos da capital. "Não apenas o Bugio, mas todos os bairros da Zona Norte têm recebido a atenção do governo municipal", afirma, destacando ainda que nos próximos dias os serviços serão ampliados.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook

História

Afastado do centro comercial, foi a partir do fim da década de 1960, através de um intenso fluxo migratório, que o processo de crescimento populacional se consolidou. O projeto habitacional para o Bairro Bugio foi iniciado na segunda metade da década de 70, com a construção do Conjunto Assis Chateaubriand I, popularmente conhecido como Bugio I, ou simplesmente "etapa I", seguido pela construção do Conjunto Assis Chateaubriand II no ano seguinte, que também se popularizou como Bugio II, ou "etapa II". Para a terceira etapa, construída já em 1987, partiu-se diretamente para a nomenclatura de Bugio III, devido à popularidade do nome, cujas versões não oficiais remetem a duas situações anteriores à construção

Estudiosos defendem duas versões sobre o nome do bairro. Uma delas diz respeito ao fato de que antes de se tornar um bairro, a referida área era uma grande propriedade, uma fazenda onde se cultivava coco próxima a área de mangue. Nesta propriedade existiam resquícios de matas nas quais se encontravam macacos da espécie Alauatta Fusca, conhecida popularmente como "macaco bugio".