Prefeito assina projeto de lei para reajuste salarial de agentes comunitários

Agência Aracaju de Notícias
12/09/2014 16h17

Os mais de mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias receberão um reajuste de aproximadamente 20% no salário base. O anúncio foi feito pelo prefeito João Alves Filho na manhã de hoje, 12, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. João Alves assinou o Projeto de Lei para o aumento do piso salarial dos servidores e encaminhou para ser sancionado pela Câmara de Vereadores.

O prefeito João Alves Filho enfatizou a importância dos agentes e a eficácia dos mesmos, principalmente para que os dados coletados da população sejam mais precisos e cheguem com mais agilidade à Secretaria da Saúde. Por isso, o reajuste salarial é um compromisso da Prefeitura de Aracaju em valorizar a categoria.

"Sempre tive uma admiração muito grande pelo trabalho realizado pelos agentes da saúde e de combate a endemias. Essa ação foi criada pelo ministro Alcemir Guerra e Sergipe foi o primeiro Estado a implantar esse programa, pois é um trabalho que vai à extremidade do sistema indo diretamente à população", elogiou o prefeito revelando ainda que em 2015 os agentes terão uma nova ferramenta de trabalho.

"No próximo ano os agentes terão a disposição um tablet para facilitar a coleta de dados e informar à Secretaria da Saúde em tempo real a situação do cidadão em todos os lares de Aracaju. Essa será uma contribuição ainda mais positiva para que eles continuem desenvolvendo o excelente trabalho que já executam", garantiu.

O secretário da Saúde, Luciano Paz, elogiou a atuação do sindicato da categoria e a disposição dos agentes em solucionar da forma mais coerente o reajuste do piso salarial da categorial. De acordo com o secretário, não haverá perdas para o servidor e toda a diferença será retroativa e quitada em duas parcelas.

"Mesmo assumindo a Secretaria da Saúde há pouco tempo, o acordo com os agentes foi construído com muito diálogo. Eles compreenderam a situação financeira que passa a Prefeitura de Aracaju e muitos outros Municípios do país, em virtude da queda da arrecadação. Os agentes receberão agora 50% da diferença do valor do piso e em fevereiro de 2015 pagaremos a outra parcela de mais 50%. O retroativo será pago em fevereiro e outra parcela em março do próximo ano", informou o secretário.

Para o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do Município de Aracaju (Sacema), Vinícius Ribeiro, a postura da Prefeitura em dialogar com a categoria e buscar a melhor forma de quitar o valor do reajuste salários, é uma forma de valorizar a carreira do agente.

"Desde o dia 17 de junho o piso salaria da categoria foi reajustado. Conseguimos empreender esse acordo com a Prefeitura de Aracaju que nos garantirá o pagamento do piso salarial. Esse é um avanço que vem a valorizar o servidor público para a nossa carreira, já que o prefeito também nos garantiu que não irá dissolver os níveis", ressaltou o sindicalista.