Aracaju Acessível: Sema realiza Trilha da Inclusão Ambiental

Meio Ambiente
16/09/2014 16h27

"Tratar diferente o diferente é oportunizar com igualdade", esse foi o lema do projeto criado pelo vereador Lucas Aribé, intitulado como Aracaju Acessível, que foi desenvolvido na manhã de ontem, 15, no Mirante da Treze de Julho. O projeto conta com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que montou, com o apoio da SMTT, uma Trilha da Inclusão Ambiental.

"Os alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato e os Jovens aprendizes da Petrobras participaram da trilha criada pela Sema. O Aracaju Acessível é um projeto que mobiliza a sociedade às práticas cidadãs de acessibilidade. A Trilha da Inclusão Ambiental, orientou os jovens sobre as dificuldades que os deficientes visuais sofrem em seu dia-a-dia", declarou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, que orientado pelos servidores lotados no setor de Educação Ambiental da Sema, percorreu com os olhos vendados, acompanhado do vereador Lucas Aribé e dos jovens, o entorno do Mirante da Treze.

Segundo a coordenadora do setor de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos, foram trabalhados na trilha todos os sentidos: tato, visão, olfato, audição e paladar. "Na Trilha da Inclusão Ambiental, todos que participaram puderam sair da sua zona de conforto, podendo sentir na pele as dificuldades encontradas pelas pessoas que não possuem o sentido da visão. As experiências foram além dos sentidos da visão, foi possível também trabalhar o tato, o olfato, a audição e o paladar", pontuou a coordenadora.

Para o professor Eribaldo Ferreira dos Santos, essa ação voltada à inclusão, em seu aspecto ambiental, é de suma importância para a formação dos seus alunos. "Esse evento se torna essencial pelo fato de vermos hoje pessoas que não respeitam o próximo, principalmente as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela visual ou motora. E, hoje, essa atividade levantou duas questões extremamente relevantes como a acessibilidade e o respeito ao meio ambiente", salientou o professor.

O jovem aprendiz Micaias Alves falou sobre o que ele planeja para a vida dele a partir da experiência vivenciada com a Trilha da Inclusão Ambiental. "Primeiramente, eu não consegui enxergar nada, me bati nas árvores e fiquei acanhado, me senti na zona do desconforto. É muito difícil se locomover de olhos vendados, sem saber o que se está vendo, tocando e sentindo. Carmópolis é a cidade em que resido e lá não existem projetos de inclusão como esse. Então, espero levar para lá tudo que aprendi aqui", disse o jovem.

Segundo o vereador Lucas Aribé, essa interação com os jovens é mais uma ação de inclusão que traz o cunho do respeito à vida e ao cidadão que possui algum tipo de deficiência. "É sempre interessante o contato com a juventude. A responsabilidade que esses jovens têm de conduzir o mundo para o caminho melhor e trazer a consciência inclusiva e os pensamentos voltados para solidariedade, companheirismo, amor e união, é muito grande. Tudo isso é fundamental para a gente reforçar no dia-a-dia o respeito às práticas cidadãs de acessibilidade. Sinto-me realmente agradecido e muito feliz com esse apoio da Sema, do poder executivo, e pela presença dos jovens, somando-se ao nosso projeto Aracaju Acessível",  ressaltou o vereador.

A Trilha da Inclusão Ambiental será uma atividade permanente da Equipe de Educação Ambiental da Sema, podendo ser solicitada por qualquer órgão/pessoa, pelo e-mail easemaaju@gmail.com. O projeto Aracaju Acessível começou ontem e terminará dia 21 de setembro.