Semfaz realiza último treinamento para lançar novo sistema de contabilidade

Fazenda
18/09/2014 17h52

Um grande salto no sistema de contabilidade será dado a partir do dia 22 de setembro. É que será lançado o novo sistema de contabilidade do município de Aracaju, que integrará os gastos de todos os 23 órgãos do município. Para que nenhum ponto fosse esquecido, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) realizou nesta quinta-feira, 18 de setembro, um treinamento com representantes das secretarias, Câmara de Vereadores e demais órgãos ligados à Prefeitura Municipal de Aracaju.

A reunião teve como objetivo padronizar os procedimentos que serão exigidos a partir da próxima segunda-feira. O novo sistema de contabilidade foi desenvolvido para atender as legislações vigentes que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e que determina a todos os estados e municípios do país a implementação de um sistema integrado de contabilidade, contendo inclusive, dados orçamentais dos bens móveis e imóveis dessas repartições. O prazo estabelecido pela STN aos governos estaduais e as prefeituras vai até o mês de dezembro deste ano, e a Prefeitura Municipal de Aracaju atenderá a esta requisição.

O diretor técnico da Semfaz, Marcos Dias, afirma que o novo sistema financeiro vem para firmar novos paradigmas no modo como são consultadas as contas da prefeitura, e a reunião serviu para fechar ajustes de lançamentos como o de patrimônios, lançamentos de empenho, liquidação, pagamentos, uma vez que, para implantar o novo sistema, o antigo teve que ser desativado. "Tivemos que tirar o antigo sistema de contabilidade e o Portal de Transparência do ar, mas sem deixar de informar as informações contidas nessas ferramentas, para isso enviamos ofícios para órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE) informando que os sistemas seriam desligados para a implantação desta  ferramenta adequada as legislações vigentes da STN e que atende a Prefeitura Municipal de Aracaju", afirma Marcos Dias.

"Mais de 80 modificações foram feitas partindo do antigo sistema, para que o novo suprisse as necessidades estabelecidas pelas normas da STN. Passamos da fase de treinamento, fizemos reuniões em cada órgão, já vimos as particularidades de todos os servidores para que todos as eventualidades possam ser resolvidas sem grandes esforços e de forma auto suficiente, realizamos um trabalho de motivação e de acompanhamento para que o novo sistema possa ser lançado sem nenhum problema às 7h do dia 22 de setembro", complementa o diretor-técnico.    

O sistema

O novo sistema de contabilidade que será adotado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, facilitará consultas financeiras e tributárias, além de tornar possível uma comunicação entre as finanças de cada órgão, e a possibilidade de estabelecer decretos e emendas econômicas a serem realizadas pelo prefeito João Alves Filho, de forma rápida e dinâmica.