Sema planta mudas em escola municipal

Meio Ambiente
26/09/2014 18h33
Início > Noticias > 61703

Os projetos socioambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Caixa Econômica Federal, vêm apresentando resultados satisfatórios. O segundo eixo dos projetos socioambientais, que é o da arborização, tem sido trabalhado nas escolas de Sergipe. A segunda escola que recebeu nesta manhã, 26, a equipe de Educação Ambiental da Sema, foi a Escola Municipal Juscelino  Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio.

O eixo da horta da arborização tem por objetivo preservar as árvores das escolas do estado. A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos, explanou a importância do projeto socioambiental da secretaria e da Caixa, para os estudantes.  "Esse eixo da arborização é consequente do eixo do patrimônio, onde frisamos muito bem para os estudantes que a árvore é um patrimônio e também contribui muito com nossa existência, nossa formação. É a árvore que nos oferece oxigênio, frutos e alimentos. É um eixo muito importante principalmente para a manutenção da nossa qualidade de vida.

A coordenadora complementa. "A Educação Ambiental é peça fundamental na formação do ser humano, principalmente quando falamos de valores, de cidadania e meio ambiente. Essa atividade é um modo de sensibilizar os alunos com relação a eles se verem como parte do meio ambiente, sendo parte do meio ambiente fica mais fácil eles auxiliarem na preservação, no cuidado, não só com as plantas, mas como todo o meio que está em volta deles".

O diretor da escola beneficiada pelo projeto neste dia, Claúdio de Brito Bastos Chaves Júnior, salientou a vastidão que essas atividades proporcionam aos alunos. "É importante mostrar ao aluno como deve ser feito o cuidado com o mundo. Na cabeça dos alunos o meio ambiente está restrito apenas às árvores e aos animais, mas com essa atividade eles vão ver que o mundo tem que ser protegido, tem que ser cuidado, zelado," explicou o diretor.

A aluna Carol Santos contou o que aprendeu com a atividade. "Antes de estudar sobre as plantas eu achava que era apenas colocar na terra que a gente plantava e crescia normalmente, mas hoje aprendi que devemos cuidar delas, pois as plantas têm muito que nos oferecer. Quando olhamos para uma, não damos o devido valor, achamos que é inútil para o meio ambiente, mas é bastante importante, cada uma tem sua utilidade, como o capim santo e o boldo, que plantamos hoje na escola. Aprendi que devemos cuidar a cada dia delas, regando, tratando, reparando os fios e as folhas que estiverem quebrados. As plantas necessitam de energia e carboidrato, nosso papel é contribuir com elas, pois nos proporcionam uma boa saúde. As plantas nos oferecem também vários tipos de chás que são benéficos a saúde, diferente de alguns medicamentos que, na maioria das vezes, prejudicam nosso organismo. As plantas são medicinais, naturais, como o nome já diz "natural", se dá muito bem com nosso corpo, disse a jovem.