USF Hugo Gurgel realiza ações para celebrar o Outubro Rosa

Saúde
30/09/2014 17h13

Um mês inteiro para lembrar que o cuidado com a saúde da mulher é algo de extrema importância. A Campanha Internacional Outubro Rosa é algo abraçado por todos os profissionais de saúde do Brasil e do mundo. Na capital, a Saúde de Aracaju também fará parte desta importante iniciativa. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel (rua Renato Fonseca Oliveira, S/N no bairro Coroa do Meio), as equipes de profissionais da saúde do local apresentarão palestras alertando para a prevenção do câncer da mama e do colo de útero e exames relacionados com o público feminino.

Segundo a gerente da USF Hugo Gurgel, Luciana Araújo, a equipe de profissionais da Hugo Gurgel se empenhou em desenvolver um mix de palestras e momentos para exames de lâmina e mama, contribuindo assim para chamar a atenção das mulheres para a prevenção e cuidados em caso de registro de alguma doença.

“A partir de 1º de outubro, tanto os nossos profissionais da Atenção Básica quanto os alunos da UNIT e da UFS vão realizar diversas palestras e ações durante este mês de outubro. Muita coisa específica para as mulheres. As atividades vão acontecer em salas de exames (mama e colo de útero) e também na recepção da unidade, despertando assim o olhar do público feminino. Faremos ainda um bazar e palestras sobre alimentação saudável”, informou Luciana.

Segundo explicou a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Saúde de Aracaju, Cristiane Ludmila, anualmente em nível internacional realiza-se a Campanha Outubro Rosa. O nome do movimento faz referência à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e vem acontecendo anualmente desde os anos 80.

“O objetivo da Campanha é conscientizar as mulheres, através da realização de atividades educativas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama (por meio do exame clínico das mamas realizado por médico ou enfermeiro) e da mamografia de rastreamento quando indicada. Em Aracaju, as atividades acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde, com a realização de palestras e encaminhamentos das mulheres para realização de mamografias quando for o caso. O compromisso Saúde de Aracaju é garantir o acesso aos exames para que possamos diagnosticar os casos de câncer de mama o mais precocemente possível, aumentando as chances de cura da doença”, enfatizou Cristiane.

Nos próximos dias serão divulgadas mais ações do Outubro Rosa dentro de outras USFs de Aracaju.