CAPS David Capistrano celebra aniversário com lançamento de livro de usuário

Saúde
06/10/2014 17h24

Para celebrar os 12 anos de existência, pacientes e funcionários do CAPS David Capistrano Filho, no bairro Atalaia, celebraram na tarde desta segunda-feira, 06, a festa de aniversário de aniversário do local. Na ocasião, aconteceu também o lançamento do livro “Libertação da Saúde Mental”, escrito pelo usuário do serviço, Marco Aurélio. A celebração reuniu também familiares e convidados ligados à área da Saúde Municipal.

“Essa festa foi preparada para os usuários e seus familiares. O dia do aniversário do Capistrano é 26 de setembro, porém resolvemos fazer nesta data para contemplarmos o lançamento do livro de Marco Aurélio, que vem a ser um dos nossos usuários. Comemoramos esta data tão especial todos os anos como forma de interação social entre nós (que estamos na administração dos serviços) e os pacientes, o que acaba criando um momento de integração entre todos”, disse Júlio César Menezes, coordenador do CAPS David Capistrano Filho.

De acordo com Karina Ferreira Cunha, que coordena a Rede de Atenção Psicossocial da Saúde de Aracaju, as comemorações nos CAPS acontecem mensalmente, a partir dos aniversariantes do mês e também anualmente onde reunimos todos os trabalhadores e pacientes. “Todo CAPS tem sua data específica de aniversário e sempre respeitamos isso, porém essa festa ganhou um toque mais especial porque também estamos lançando o livro do Marco Aurélio. Estamos dando esse apoio na divulgação do livro dele de forma prazerosa, pois acaba sendo um reconhecimento direto do trabalho que estamos realizando nos CAPS, o que vem comprovar que estamos no caminho certo no tocante ao atendimento aos pacientes com transtornos mentais”, enfatizou Karina.

Para Rei Balain da Inglaterra, a festa de aniversário e o lançamento do livro foram momentos de muitas felicidades. “Daria nota nove para toda essa organização, pois percebemos que a cada dia aumenta mais a integração entre funcionários e pacientes e isso é algo que notamos com frequência aqui dentro do nosso CAPS”, elogiou o usuário.

Livro

De forma independente, o escritor Marco Aurélio lançou sua obra “Libertação da Saúde Mental” para amigos e convidados. Escrito há quatro anos, o romance conta a história de uma garota traumatizada por várias perdas familiares que acaba desenvolvendo transtorno mental. A história conta como aconteceu o atendimento dela e a visão do médico a respeito da situação dos pacientes com transtorno mental no Brasil da década de 80.

“Não se trata de algo biográfico. O livro é um romance que conta uma história que apesar de algumas semelhanças com a minha vida não é necessariamente baseado no meu caso. A proposta que o livro apresenta é uma nova ideia de um centro mais humanizado, propondo uma melhor relação entre usuários e as pessoas que trabalham com saúde mental, a partir do que acontecia nos anos 80. Quero enfatizar o apoio direto da equipe do CAPS David Capistrano que me apoio e fez nascer essa vontade de escrever em mim a partir do tratamento psicoterapêutico ao qual eu participo”, explicou Marco Aurélio, aproveitando a oportunidade para informar que em breve entrará em contato com livrarias da Capital com o propósito de disponibilizar o livro para venda nestes locais.