Fundat encerra terceiro trimestre respaldada por números positivos

Formação para o Trabalho
06/10/2014 18h23

As atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), ao longo de 2014, têm gerado resultados positivos no tocante à empregabilidade, à capacitação profissional e ao empreendedorismo. São realizações que interferem diretamente na realidade de Aracaju, ao mesmo tempo em que beneficia os trabalhadores, encaminha mão-de-obra qualificada para as empresas e incentiva a abertura de novos negócios.

Com o fim deste terceiro trimestre, a Fundat alcançou a marca de 8.318 vagas ofertadas em cursos de qualificação gratuitos. Destas, 5.801 procederam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atraindo os cidadãos a se matricularem em cursos de Formação Inicial e Continuada com carga horária mínima de 160h. Já foram 219 turmas, com aulas ministradas pelas entidades do Sistema S e pelo Instituto Federal de Sergipe.

As outras 2.517 vagas disponibilizadas surgiram a partir da mobilização da Fundat em oferecer, com recursos próprios, cursos de aperfeiçoamento em diversas vertentes e de curta duração. São oficinas de aprendizagem que possibilitam à população adquirir novos conhecimentos, em áreas como artesanato, telemarketing, informática e culinária. Ao todo, 106 turmas foram formadas, com aulas realizadas nas Unidades de Qualificação e Produção (UQPs) da Fundat, em associações parceiras e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Benefícios aos aracajuanos

Por meio da Agência do Trabalhador, setor responsável pela intermediação de mão-de-obra ao mercado de trabalho, a Fundat soma, este ano, mais de 1.900 aprovações em processo seletivo. Somente em setembro, 11 novas empresas firmaram parceria com a fundação - o recorde em 2014. Com isso, até o momento, já são 54 empresas conveniadas, dispostas a recrutarem profissionais que deixaram currículos na Fundat.  A Agência do Trabalhador ainda viabilizou, nestes nove meses, a emissão de 151 Carteiras de Trabalho.

O incentivo à formalização profissional, estimulando o surgimento de microempreendedores individuais, também tem recebido cada vez mais destaque nas ações da fundação. Além disso, o programa CredPovo oferece opções de financiamento aos cidadãos, por intermédio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste. Desde janeiro, a Fundat também já disponibilizou 1.200 vagas em palestras de empreendedorismo, que acontecem, semanalmente, no prédio da Estação Cidadania - na Rua Pacatuba, 64, Centro, ao lado da sede da Fundat.