Capacitação no ramo de Doces e Salgados possibilita abertura de novos negócios

Formação para o Trabalho
08/10/2014 13h20
Início > Notícias > Capacitação no ramo de Doces e Salgados possibilita abertura de novos negócios

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) encerrou mais um curso profissionalizante, dessa vez o de Doces e Salgados, realizado na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do bairro Coroa do Meio. Numa turma formada por 20 alunos, o curso ofertado teve uma carga horária de 60 horas, com início no dia 6 de setembro e término nesta terça-feira, 7.

O instrutor Matheus Medeiros Oliveira ressaltou o interesse dos alunos que se mantiveram atentos a todos os detalhes. "Foram 20 alunos inscritos e, ao final, 18 concluíram, um número satisfatório. Nas aulas, foram apresentadas questões ligadas à higiene e segurança, manipulação de alimentos e toda a parte teórica e prática de doces e salgados, dos mais tradicionais e simples até os mais sofisticados", contou o professor.

Comprometimento e interesse não faltaram à turma, exemplo disso é a aluna Lourdes da Silva, de 39 anos, que afirma que a distância não foi empecilho. "Apesar de morar distante, no Bairro Aeroporto, vim todos os dias, não perdi nenhum dia de aula. Tomei conhecimento do curso e logo me interessei. Como é um curso rápido, preferi enfrentar a distância e concluir com as 60 horas", confessou, contente, a aluna.

Foco empreendedor

Os alunos, agora qualificados, demonstraram muita disposição. Alguns que só cozinhavam por conta própria já pensam em abrir um negócio, começando a vender seus doces e salgados aos poucos. Por outro lado, os que trabalhavam com a comercialização dos alimentos pensam agora em expandir o negócio, pois, com o curso, aperfeiçoaram-se e aprenderam a desenvolver mais opções para um cardápio.

Erica Vieira das Chagas, 29 anos, antes mesmo de realizar o curso já manejava suas próprias encomendas de doces. Depois da experiência adquirida, ela afirma querer seguir nesse ramo, ampliando sua atividade. "Aprendi desde conceitos básicos, como o uso da fécula de mandioca para conservar os alimentos até o modo de preparo de doces e salgados mais finos. Depois do curso, posso aumentar minhas encomendas, fornecendo para festas ou vender para delicatessens", ressaltou Erica.

O encerramento ainda contou com a presença de um dos técnicos do Programa CredPovo, que orientou os alunos sobre as ações voltados ao microempreendedorismo. A Fundat mantém o compromisso com os aracajuanos, prestando serviços à comunidade e estimulando a capacitação profissional.