A Saúde de Aracaju realizará diversas ações alusivas ao Dia das Crianças. As atividades acontecerão dentro de Unidades de Saúde da Família (USFs), no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) e em Escolas da Capital. A ideia é agregar adultos e crianças em torno de palestras e atividades que tragam reflexão sobre os cuidados com a saúde das crianças, adolescentes e jovens.
Na USF Irmã Caridade (Povoado Aloque), no dia 9 deste mês, a partir das 13h, acontecerá palestra sobre saúde bucal e algumas atividades lúdicas para o público infantil. Já no dia 10 de outubro, durante o expediente da USF Osvaldo leite (no bairro Santa Maria), uma série de atividades especiais, com foco em medidas educativas voltadas para a criançada, está sendo preparadas pela equipe do local. Ainda no dia 10, o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), no Siqueira Campos, deverá realizar ações com crianças atendidas no local. Este trabalho será em parceria com o Núcleo de Nutrição da Saúde de Aracaju.
Na tarde do dia 21 e na manhã do dia 23 de outubro, a USF Manoel de Souza Pereira, localizada no bairro no bairro Sol Nascente, realizará atividades do Programa Saúde na Escola da Saúde de Aracaju (PSE) em parceria com Escola Estadual Franco Freire. Na ocasião, a criançada passará por avaliação antropométrica exames oftalmológicos além de dinâmica do musicada e também do sim e do não focada nas atividades saudáveis.
De acordo com a assistente social do Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), Susana Gardênia de Oliveira Sá, as USFs de Aracaju receberam memorando sugerindo que programassem atividades para contemplar crianças, adolescentes e jovens. “Já estamos com parte da programação já especificada, porém certamente outras USFs deverão comunicar suas ações celebrando o Dia das Crianças nos próximos dias. Neste ano sugerimos que as ações tivessem como base a questão da alimentação infantil com enfoque na questão da comida saudável”, explico.