Brincadeiras, pula-pula, algodão doce, atividades lúdicas sobre higienização da boca, distribuição de kits para escovar os dentes, além de uma animada apresentação musical com Projeto Sons no SUS. Essas foram algumas das atrações da tarde de lazer para crianças no povoado Aloque. A ação alusiva ao dia das crianças foi promovida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (UFS) Irmã Caridade e contou com a colaboração de técnicos do Programa de Saúde Bucal de Aracaju.
Durante as atividades, pesquisadoras do Departamento de Morfologia da Unidade Federal de Sergipe (USF) também montaram um estande com exibição de moluscos e passaram orientações sobre como os moradores da região podem prevenir o contato com caramujos transmissores da esquistossomose.
A dona de casa Rosilene dos Santos, 27 anos, levou os dois filhos para aprenderem mais sobre saúde e também se divertirem. "Há muito tempo não tínhamos um evento tão bom aqui na comunidade, foi uma ótima surpresa para todos nós e principalmente para as crianças", elogiou.
A diarista Kátia Paixão, 32 anos, também avaliou a iniciativa como excelente. Kátia levou os sobrinhos para que participassem das atividades. Na opinião de Kátia, para muitas das crianças da comunidade, aquele foi um dia marcante. Segundo ela, os pais trabalham muito e muitas vezes não tem tempo de organizar um momento tão prazeroso de confraternização entre amigos. "Os profissionais de saúde aqui da Unidade estão de parabéns, pois além de lembrar dos moradores do Aloque, com um momento tão legal, todos os dias eles nós atendem muito bem aqui no posto de saúde, marcando os exames e fazendo as consultas", elogiou.
A gerente da Unidade, Antonella Paixão, destacou que a confraternização foi uma forma de reforçar que os profissionais da Saúde estão a deposição da comunidade. "Organizamos a confraternização justamente para promover um momento de alegria e de cuidados em saúde para as crianças. Reforçamos mais uma vez que a Unidade de Saúde da Família está à disposição dos moradores de segunda a sexta-feira, levando orientações em saúde, ofertando atendimentos e consultas médicas pelo SUS e também fazendo a marcação dos exames", reforçou.