Campanha Antirrábica itinerante chega à zona Norte de Aracaju

Saúde
11/10/2014 16h56
Início > Notícias > Campanha Antirrábica itinerante chega à zona Norte de Aracaju

Neste sábado, 11, aconteceu na zona norte de Aracaju a última etapa da Campanha Antirrábica, realizada pela Saúde de Aracaju, distribuída em 30 postos para melhor atender à população. Os vacinadores estão em seus respectivos pontos até às 17h vacinando cães e gatos acima dos quatro meses de vida.

Segundo a coordenadora CCZ, Cristiane Remígio Valério, explicou que até o momento a Campanha já vacinou 22.477 animais (sendo 17.036 cães e 5.441 gatos). “Esses dados são das duas primeiras etapas da Campanha, porém sabemos que a partir desta terceira etapa o número crescerá significativamente, pois comprovamos com o  censo canino que o maior índice de animais está centrado na área norte da Capital. A população está mais consciente desse cuidado com o animal e está participando ativamente da Campanha”, frisou Cristiane.

De acordo com o veterinário responsável pela Campanha Antirrábica de 2014, Gilberto França, algumas observações precisam ser notadas pelos donos dos animais, antes de trazer o bicho até o posto itinerante de vacinação.

“A vacinação é destinada aos animais acima dos quatro meses. Animais que apresentem quadro de febre não devem ser vacinados. Também conversamos com os donos verificando se as fêmeas pariram recentemente. Nestes casos não aconselhamos a vacinação devido ao estado emocional do animal, pois sabemos que algumas fêmeas ficam mais ariscas por conta dos recém-nascidos. Outra observação que sempre temos o cuidado de pontuar diz respeito às pessoas que trazem animais de grande porte para a vacinação, pois é preciso usar focinheira e se o animal for grande demais é aconselhável que os adultos não mandem crianças ou idosos para segurar, pois corre o risco do animal fugir ou causar algum acidente tanto no vacinador quanto no próprio dono”, observou Gilberto.

Bastante calminha, a cadela Bolinha aceitou a vacina tranquilamente. Para João Carlos Bittencourt Santos, o dono, acompanhar a vacinação é um ato de carinho para com Bolinha. “Fiquei ligado nas matérias da televisão e esperei que a campanha chegasse até meu bairro. Percebo que essa forma de posto itinerante acaba facilitando nosso trabalho, enquanto donos. Ninguém pode ter desculpa para não vacinar seu animal de estimação, uma vez que existem postos bem próximos as nossas residências”, frisou João.

Para a dona de casa, Maria das Graças Chagas, o cuidado com a gata Alícia é algo fundamental para toda a família. “Cumprimos com todas as vacinas dela, sempre levamos o cartão de vacinação para termos esse acompanhamento mais correto. Como só temos ela em casa precisamos retribuir todo o carinho que ela nos dar. Este já é o segundo cartão que de vacina que ela possui, acompanhamos tudo com muito cuidado. O amor precisa ser reciproco”, afirmou.

Confira abaixo a lista de pontos desta terceira etapa da Vacinação Antirrábica. Ainda dar tempo de levar seu animal até às 17h.

 

18 do Forte

Praça Maria Quitéria - 28º BC

Avenida Visconde de Maracaju - Igreja Pio X

Avenida Nova Saneamento

 

Palestina

USF Francisco Fonseca

 

Cidade Nova

USF Quintiliano da Fonseca

Avenida M, 369 - Loteamento Pau Ferro

 

Japãozinho

USF José Augusto Barreto

 

Coqueiral

USF Eunice Barbosa

 

Porto Dantas

Associação dos Moradores

 

Soledade

Rua Verde Violeta, 330

USF Carlos Hardman

Loteamento Senhor do Bomfim

 

Lamarão

Praça da Igreja Católica

 

Tamandaré

Praça da Avenida Airton Senna

 

Santos Dumont

DNIT - Praça da Avenida Maranhão

Avenida Euclides Figueiredo (SESI)

Praça Ulisses Guimarães

USF José Manoel de Souza

Rua Bela Vista, 468

USF Mazze Lucas

 

José Conrado de Araújo

Rua Mato Grosso / Recife

CSU - Rua Alagoas - José Conrado de Araújo

 

São Carlos

Posto Policial

 

Conjunto Maria do Carmo

Avenida Santa Gleide

 

Veneza I

USF Walter Cardoso

 

Jardim Centenário

Rua Bela Vista, 305

Rua G, 905 - Loteamento Ângela Catarina

USF Onésimo Pinto

 

Bugio

Praça Osvaldo Mendonça

Praça do Anchietão