Cursos de capacitação no segmento turístico preparam profissionais para atuarem no ramo

Formação para o Trabalho
13/10/2014 16h36
Início > Noticias > 62018

Definir se uma viagem foi "boa" ou "ruim" é um exercício criterioso. Por se tratar de uma avaliação pessoal de cada viajante, às vezes, uma única experiência desagradável pode suplantar todos os pontos positivos. Por isso, capacitar os profissionais que trabalham no ramo do turismo é premissa essencial para que os visitantes sintam-se bem acolhidos e recepcionados.

Em 2014, as ações da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) vêm legitimando a atenção destinada pela Prefeitura de Aracaju a este setor. No primeiro semestre, a Fundat, junto ao Ministério do Turismo (MTur), articulou a oferta de 1.515 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Copa). Ao todo, foram 59 turmas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

E a lista de cursos foi variada. Além do foco na melhoria do atendimento - a exemplo das turmas de Camareira em Meios de Hospedagem, Agente de Informações Turísticas, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Organizador de Eventos -, o Pronatec-Copa ainda possibilitou aos aracajuanos a qualificação em cursos de culinária, como Pizzaiolo, Salgadeiro, Churrasqueiro e Auxiliar de Cozinha.

"O crescimento do eixo turismo, hospitalidade e lazer é um dos que mais cresce em Aracaju Como a demanda pela contratação de mão-de-obra cresceu, a gente fez um estudo de tendência e pactuou, pelo Pronatec, um número considerável de vagas para essas áreas", explica a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

A eficácia do trabalho executado por aqui foi reconhecida pelo próprio MTur. Na última semana, membros da Fundat participaram, em Brasília, de uma reunião pautada pelo norteamento das atividades do Pronatec para 2015. Aracaju foi a única capital do País presente no encontro, que contou apenas com representantes de estados que foram sede da Copa do Mundo (Bahia, Amazonas, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná).

Estímulo à cadeia produtiva local

Diferentemente dos cursos do Pronatec, que possuem carga horária mínima de 160h, a Fundat oferece ainda oficinas de curta duração. Através do "Projeto Pôr do Sol", coordenado pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict), comerciantes e moradores do Bairro Mosqueiro têm acesso a cursos voltados para o segmento turístico.

Neste segundo semestre, já chegaram ao fim duas turmas de Atendimento ao Cliente, e a terceira começará no final de outubro. Uma oficina de Pintura em Tecido também foi ofertada, enquanto que a de Artesanato em Patchwork está prevista para iniciar este mês, projetando uma nova possibilidade de geração de renda para quem vive naquela região.