Na manhã desta segunda-feira, 13, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou o diagnóstico socioambiental na Orla Pôr-do-Sol e Matapuã. O diagnóstico faz parte do eixo 8 do Programa Aracaju Sustentável (PAS) e tem por objetivo avaliar o patrimônio natural cultural e público; se há degradação dos bens e equipamentos das localidades; se há pontos de coletas seletivas como, Ecopontos, PEVS e lixeiras para diferentes tipos de resíduos; se os estabelecimentos comercias e de serviços geram algum tipo de resíduo e caso exista se estão dispostos incorretamente; e também avaliar a atividade turística dos locais; se há grande movimentação turísticas e se existem estabelecimentos de alimentos e bebidas.
"É importante enquanto Secretaria Municipal do Meio Ambiente atentarmos para o nosso patrimônio local. O diagnostico tem esse objetivo, de analisar e avaliar como estão essas áreas de proteção ambiental, mitigando esses problemas e todos os impactos ambientais gerados por nós mesmos" ressalta a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos.
O analista Ambiental da Sema, Cleverton Costa, pontua o que foi constatado no primeiro dia de diagnóstico. "Fomos a dois pontos com potencial turístico já explorado, que estão associados ao Rio Vaza Barris. Constatamos na nossa planilha que os pontos turísticos apresentam alguns problemas, por exemplo, a Orla Pôr-do-Sol apresenta pichação, sujeira ao redor dos banheiros e lixo à beira do rio, é uma área que há atividades de visitação, na maioria das vezes um grupo menos cuidadoso não recolhe devidamente o lixo e não deposita em sacolas, é esse tipo de degradação no patrimônio mais forte por lá. Já no Matapuã, a equipe constatou que existem resíduos de construção civil no local, é uma área que sofre muita pressão da indústria. Estamos observando as questões socioambientais relacionadas ao patrimônio natural, cultural e público, gestão de resíduos e atividade turística", salienta o analista.
O próximo diagnóstico será realizado amanhã, 14, nos arcos da Praia de Atalaia e na Aruana. O último será na quarta-feira, 15, no Parque da Cidade e na Orlinha do bairro Industrial.