Na manhã da quarta-feira, 15, o secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, participou de reunião com presidentes e membros dos conselhos locais de Saúde. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Na ocasião, o gestor reforçou que deseja manter trabalho em parceria com os conselheiros que atuam âmbito do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). O adjunto da Saúde de Aracaju, Adalberto Dantas Canuto Júnior, a diretora de Atenção à Saúde da Saúde de Aracaju, Gildete Maria Ávila, e a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP) da Saúde de Aracaju, Aline Araujo da Silva, também participaram da reunião.
Os conselheiros desenvolvem um trabalho voluntário visando o bem-estar das comunidades. Eles atuam de diversas maneiras: repassando informações para a secretaria, queixas feitas por usuários das Unidades de Saúde dos bairros ou mesmo apontando soluções. Durante a reunião, Luciano Paz fez uma breve explanação sobre as principais ações desenvolvidas pela gestão.
"Desde que assumi interinamente a pasta da Saúde, venho visitando as Unidades de Saúde da Família para identificar a realidade de acesso e oferta de serviços bem como a estrutura de funcionamento. Encontramos estruturas boas, mas que necessitam de manutenção. Estamos fazendo levantamento de todas as unidades para verificar e sanar problemas causados pela falta de cuidados ao longo dos anos. Estamos aplicando soluções para os casos mais graves", disse, explicitando o exemplo da reconstrução de laje da USF José Machado de Souza concluída no início do mês.
A intervenção na USF José Machado de Souza levou mais conforto e segurança aos usuários do SUS no Santos Dumont. Parte da estrutura apresentava risco de desabamento, mas de forma diligente a gestão providenciou obras de reconstrução e reforma da parte danificada daquele prédio. Luciano Paz acrescentou que vem priorizando medidas para melhorar o atendimento prestado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que agora contam com ponto eletrônico para registro da frequência de todos os profissionais.
A Saúde de Aracaju está mobilizada para atuar em diversas frentes. O secretário acrescentou que realizou reuniões com todas as gerentes das USF para definir critérios de avaliação do trabalho desenvolvidos junto à população. Quanto aos exames e consultas, reforçou que estão em andamento mutirões de exames oftalmológicos, ultrassonografias e a gestão estuda formas de contratar mais clínicas e hospitais prestadores de serviços para ampliar o acesso a diversos procedimentos.
No âmbito do abastecimento de medicações e materiais médicos hospitalares, o secretário reforçou que o setor de logística da Saúde tem abastecido as USFs com o envio de materiais. A Saúde também está investindo em medidas para maior controle dos estoques como implantação de sistemas de informação que vão permitir verificar em tempo real a disponibilidade do almoxarifado central e da farmácia das unidades.
Quanto à segurança dos prédios das Unidades de Saúde que têm sido alvo constante de furtos e vandalismo, a Prefeitura em breve fará a instalação de sistemas de câmeras de segurança interligados com a Guarda Municipal e empresas de segurança.
O conselheiro da USF Geraldo Magela, Leonildo de Barros e Silva, elogiou a explanação feita pelo secretário interino da Saúde de Aracaju. "Para nós é muito bom sermos recebidos pelo gestor, reafirmando o compromisso e o respeito para com nosso conselho. Continuaremos atuantes nos somando para cobrar melhorias e tentar ajudar a secretaria a sanar, na medida do possível, os problemas", disse.
O secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, avaliou como positivo o resultado da primeira reunião com os conselheiros. "Foi uma reunião muito boa. Nós viemos prestar contas dos projetos que estão sendo implementados a frente da Saúde. Muito do que mostramos também eram reivindicações antigas dos conselheiros. Eles perceberam que estamos tentando acertar dentro das reivindicações que eles já faziam. É um momento importante ter a integração entre a gestão municipal e os representantes da comunidade que foram eleitos pelos próprios usuários e tem uma participação direta dentro da gestão", afirmou.