A capital sergipana sediará pela primeira vez os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento, que acontece de 30 de outubro a 8 de novembro, marcará uma fase favorável para a economia e o turismo de Aracaju. Mais de 4.500 atletas estarão em terras sergipanas e disputarão a edição deste ano dos Jogos.
"A história recente de Aracaju nunca teve um evento tão importante para o turismo como está sendo o JUBs. O evento ainda não começou, mas a benfeitoria dos jogos já nos mostra sinais positivos", conta o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Walker Carvalho.
O clima de festa em torno do evento já toma conta da cidade. Segundo o secretário, todos os locais de competição já estão preparados e a cidade está organizada para receber os jogos. "A Prefeitura fez o asfaltamento da rodovia que liga as avenidas José Sarney e Melício Machado onde será instalado o Comitê Central Organizador (CCO), a reforma da pista de atletismo da Universidade Federal de Sergipe, a reforma das quadras de tênis da Orla. Tudo está sendo feito para que o evento seja um sucesso", conta.
Durante os dez dias de evento toda a cadeia econômica de Aracaju será beneficiada. "São mais de 220 carros de grande, médio e pequeno porte envolvidos, além de 22 hotéis diretamente, pagos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). São quase R$ 7 milhões injetados na economia. Haverá também um grande fluxo indireto e atingirá desde o artesanato ao taxista. Só no setor alimentício serão mais de 5.000 refeições diárias com a chegada dos atletas", diz Walker.
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH), Daniela Mesquita, não só confirma que o evento será ótimo para Sergipe, como fala sobre a receptividade dos hoteleiros. "Todos os hotéis já estão preparados e os hoteleiros ficaram bem empolgados quando souberam que o JUBs aconteceria em Aracaju, já que este ano o evento ocorre em época de baixa estação", revela.
Os hotéis pagos pela CBDU hospedarão apenas os atletas. Isso significa que a equipe técnica e os familiares dos atletas ficarão hospedados em outros hotéis, atingindo quase 100% da rede hoteleira da capital. "A distribuição de atletas por hotel é realizada pela CBDU através de um sorteio. Mesmo assim, a demanda é alta e a procura pelos hotéis tende a aumentar nos próximos dias", conta a presidente empolgada.
As boas notícias não vieram só para a cidade de Aracaju. Os atletas que não conhecem Sergipe podem esperar muita diversão e passeios na capital, além de uma ótima receptividade. "A Semict vai recepcionar os atletas com um trio pé-de-serra no aeroporto e um casal de dançarinos. A intenção é que os universitários entrem no clima da nossa festividade", conta o secretário ao acrescentar a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e os empresários do ramo de entretenimento também estão preparando novidades dentro e fora dos hotéis.