Machado participa de Caminhada do Diabetes

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2014 19h07
Início > Noticias > 62462

Um apitaço de alerta invadiu a avenida Beira Mar, na tarde deste sábado, 1º, com o objetivo de lembrar à população sobre a gravidade do diabetes. A caminhada alusiva ao Dia Mundial do diabetes acontece pelo quarto ano seguido e reuniu mais de 5 mil pessoas e esse número vem aumentando a cada ano. Representando o Prefeito João Aves Filho, o vice José Carlos Machado se somou ao grupo e defendeu a causa.

A caminhada é alusiva ao dia mundial do diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, e tem o foco de que as pessoas entendam a importância do diagnóstico precoce da doença, e para que aqueles que são diabéticos entendam, também, a importância do tratamento precoce para evitar as complicações.

Segundo José Carlos Machado, a Prefeitura se soma à caminhada pela sua importância. "A melhor forma de combater qualquer doença é prevenindo, é o que faz o Dr. Sotero através dessa caminhada que ele realiza a cada ano. Esta é uma forma de conscientizar a população da necessidade de fazer a prevenção e se confirmada a doença, posterior controle. Faço questão de estar presente todos os anos, hoje como vice-prefeito, para demonstrar que a prefeitura de Aracaju está solidária a este movimento de grande importância," declara.

O idealizador da Caminhada, o Dr. Raimundo Sotero diz que a ideia da caminhada surgiu em uma Conversa com as pessoas fora do país, e viu que havia a necessidade de chamar a atenção das pessoas para o diabetes de uma forma mais eficiente e que essa informação fosse revertida para o aprendizado e para o conhecimento. "Visamos muito à qualidade de vida, onde não precisamos viver muito tempo, precisamos viver com qualidade. Muitas pessoas chegam aos 90 anos sem qualidade de vida e outras vivem 80 bem, onde acredito que vale a pena viver menos e melhor. Existem muitos mitos em torno da doença e precisamos entender que cuidar é preservar e preservar é viver", ressalta.

A farmacêutica Viviane Gomes informa que "ao final da caminhada os participantes são recebidos com um carinho especial, onde recebem água, além de serem atendidos por uma equipe de farmacêuticos que aferem a pressão, avaliam a glicemia e uma equipe de dermocosméticos de produtos de marca própria," reforça.

A participante, Cícera Pinho, afirma que a caminhada é de extrema importância. "Precisamos cuidar da saúde, cuidando da alimentação, fazendo atividades físicas e pra mim é muito bom. O diabetes está fazendo mal a pessoas de todas as idades, inclusive às crianças, por isso a importância dessa caminhada que nos deixa atentos para os cuidados com a saúde," declara.