Mutirões de ultrassom atendem 250 usuários do SUS em Aracaju

Saúde
03/11/2014 13h44
Início > Noticias > 62473

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju que tiveram exames de ultrassonografia adiantados durante os mutirões organizados pela Prefeitura têm aprovado a forma diligente como a Saúde do Município trabalha para reduzir as filas de esperas pelos exames na rede pública.  Desde que foram iniciados, os mutirões de ultrassonografias acontecem de forma constante e já beneficiaram cerca de 250 pessoas. Nesta segunda-feira, 3 de novembro, ação que é organizada semanalmente pela Secretaria da Saúde lotou novamente as salas e corredores do no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos para a oferta de mais 50 exames. E, no próximo dia 10 de novembro, a Saúde garante que haverá mais um mutirão com oferta de mais procedimentos.

Os mutirões de ultrassonografia acontecem sempre das 7h às 12h e das 14h às 17h no Centro de Especialidades Médicas. No local, são ofertadas diversos procedimentos entre ultrassons de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, próstata,  mamarias, transvaginal e obstetrícias.

Para a balconista Maria Isabel Cardoso que foi atendida no mutirão de hoje o reforço dado aos atendimentos foi muito bem planejado. “A espera pelo exame reduziu significativamente. No meu caso em menos de 15 dias consegui  o meu exame de ultrassom e aqui no Cemar já sai com o resultado em mãos”, explicou a usuária que agendou o atendimento através da Unidade de Saúde do bairro Cidade Nova.

A coordenadora do Cemar, Adriana Franco, ressaltou que garantir as ultrassonografias para os usuários do SUS é imprescindível, pois são exames requisitados por grande parte dos médicos para detectar as patologias.

“Melhorar a oferta de ultrassom pelo SUS representa um passo importante  para dar a atenção que a população merece. Com os mutirões estamos obtendo os melhores resultados possíveis na regularização desse tipo de procedimento. Cada dia de atividade significa uma grande colaboração para levar respostas efetivas aos usuários e também uma medida essencial para reduzir a fila de espera por ultrassom”, afirmou a Adriana Franco, enfatizando que os ultrasssons são procedimentos de alto preço e chegam a custar cerca de 150 reais quando feitos na rede privada, uma despesa que é ainda mais alta quando se trata de um ultrassom das mamas pode chegar a custar mais de 200 reais.

A dona de casa Rosangela dos Santos que mora no bairro São Conrado também aprovou a iniciativa da Saúde. Ela afirmou que deseja que a Saúde Municipal continue investindo nos mutirões. “Ações assim são muito boas e esperamos que não acabem, porque existiam muitos exames ofertados pelo SUS em que pessoas chegaram a esperar anos para conseguir”, disse.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Especializada da Saúde de Aracaju, José Soares de Melo Neto, as mobilizações continuarão nos próximos dias. “Sábado, dia 8, teremos também um outro mutirão de consultas e exames.  Mais atendimentos oftalmológicos vão acontecer Cemar do conjunto Augusto Franco”, explicou adiantando que breve a Saúde divulgará mais informações.

Leia também: Saúde de Aracaju oferta mais 90 atendimentos oftalmológicos

(http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=62451)