O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, numa ação conjunta com a Ordem dos advogados do Brasil em Sergipe e apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), promoveu a palestra "Falando sobre o câncer", com o médico oncologista Antônio Freitas.
O evento, que fechou a campanha Outubro Rosa, aconteceu na última quinta-feira, 30, às 16h, no auditório da caixa de Assistência dos Advogados. Antônio Freitas, que há 14 anos vem ministrando palestras em escolas públicas e particulares com objetivo de difundir a prevenção do câncer, fez uso de recursos visuais que permitiram leveza e precisão na abordagem do assunto. Além de louvar a iniciativa do evento, pontuou: "É importante educar a população, por isso faço esse trabalho de conscientização sobre o câncer e seus fatores de risco".
O grupo assistiu às explicações do médico e aprovou a palestra. "Foi bastante esclarecedora e de fácil compreensão, de modo que pudemos entender a importância da prevenção", disse a assistente social, Ângela Prata.
No evento, um momento em especial emocionou a todos, que foi o depoimento de Vera Lúcia Menezes, uma jovem que foi diagnosticada com câncer há dois anos e hoje esbanja vitalidade e um largo sorriso. Atualmente fazendo o tratamento medico via oral, contou sua história de coragem usando recurso fotográfico para mostrar as etapas do processo de tratamento. "Quero, com minha experiência, mostrar que o câncer não é um bicho de sete cabeças, que tem cura e que é preciso olhar de frente e ser otimista", comentou.
A presidente do CMDM e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adéila Pessoa, fez considerações sobre a realização do evento. "Fiquei satisfeita em trazer a discussão sobre esse problema sério, que afeta não só a mulher, mas também toda o contexto familiar", salientou.