Qualificações em cursos de artesanato possibilitam geração de renda complementar

Formação para o Trabalho
04/11/2014 10h59
Início > Noticias > 62488

Sempre buscando garantir aos aracajuanos novas formas de empreendedorismo e geração de renda, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) não mede esforços para investir na oferta de cursos livres. Prova disso foi a conclusão dos cursos de Bonecas de Pano e Bolsas Finas, que se encerraram na tarde desta segunda-feira, 03, na Associação dos Moradores do Conjunto Bugio. Além deles, ainda ontem, chegou ao fim a oficina de Arranjos Natalinos, ministrada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim, situado no Bairro América.

No total, 54 alunas finalizaram os cursos no Conjunto Bugio, que tiveram a duração de oito dias. Durante o último encontro, o presidente da Associação, José Aragão, agradeceu à Fundat pelo vínculo estabelecido. "Essa parceria deu certo porque conseguimos atingir toda essa região do Bugio e loteamentos, que são carentes e necessitadas de cursos profissionalizantes", afirma José Aragão.

De acordo com a instrutora do curso de Bolsas Finas, Josefa Vasconcelos, entre 70% e 80% das alunas já saem do curso prontas para confeccionar as peças artesanais. "Elas devem produzir para que possam pegar essa época natalina, para presentear os amigos e comercializar", informa Josefa. Para ela, um método que facilita suas aulas é o trabalho em grupo, em virtude da grande quantidade de participantes. "Como é um trabalho minucioso, requer tempo, então um que já tem desenvoltura vai ajudando o outro que ainda não tem", explica a instrutora.

Aptidão compartilhada

As dicas e o incentivo recebidos ao longo do curso de Bonecas de Pano fizeram com que a aluna Fabiana Tobias continuasse investindo em produção artesanal. Ela, que já desenvolve bonequinhos de E.V.A, comprou duas máquinas de costura e pretende confeccionar as bonecas para vendê-las. "Gosto de todo tipo de artesanato, de coisas que mexem com as mãos e a mente. Todos os dias era um aprendizado diferente", conta Fabiana.

Ao final de mais uma turma, a instrutora da turma Arranjos Natalinos, Rosalina Sampaio, sente-se com o dever cumprido. "Sinto-me realizada porque todas aprenderam. Mesmo que não vendam, elas já têm a decoração para a casa", pondera Rosalina. Nas aulas, o que mais chamou a atenção de Regina de Jesus - que também faz bolsas e colares - foi a produção da guirlanda de Natal com o reaproveitamento de tecido. "Amei o curso, gosto de me enturmar", diz Regina, ao receber, pela 17ª vez, o certificado de um curso livre da Fundat.

Cate

Para incentivar as alunas a continuarem produzindo o que aprenderam nos cursos, também esteve presente nos encerramentos a representante do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), Maria Aparecida dos Santos. Ela falou sobre algumas das atividades desenvolvidas na nova unidade da Fundat - localizada na Rua Serafim Bonfim, 268, Bairro Santos Dumont -, como as ações de empreendedorismo e a Agência do Trabalhador. "Este é o momento de cada uma de vocês terem seu próprio negócio", orienta Aparecida.