A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) leva o Programa Pró-Mulher...Pro-Família ao bairro Santa Maria, neste sábado, 8. As ações que previnem contra o câncer do colo do útero terão início a partir das 6h, na Escola Municipal Papa João Paulo II, localizada à rua A-3, s/n, ao lado da delegacia.
A secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, aconselha as moradoras do bairro Santa Maria e adjacências para reservarem parte do sábado para cuidarem da saúde. "O câncer do colo de útero possui uma alta taxa de mortalidade, está entre os mais perigosos, mas, por outro lado, possui índices de cura muitos positivos quando é detectado a tempo de ser tratado. Por isso a importância de se fazer regularmente os exames preventivos", reforçou Selma Mesquita.
As 100 primeiras mulheres que realizarem os exames preventivos terão acesso a uma consulta oftalmológica. Também durante o programa serão oferecidos outros cuidados com a saúde, como o teste rápido de HIV, glicemia e verificação da pressão arterial. A secretária Selma Mesquita lembra que é importante levar as carteiras do SUS e de Identidade.
Câncer de colo do útero
O câncer do colo do útero surge na parte inferior do útero. Na maioria dos casos, surge de uma infecção não tratada. Mesmo assim, tem boas chances de cura, se tratado no início. O câncer do colo do útero é uma doença que se desenvolve devagar. Em sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso se diz que é silenciosa. Mesmo com uma lesão no colo do útero, a mulher pode não sentir nada. Por isso, apenas o exame preventivo pode descobrir qualquer alteração. No início, o câncer também não dá sinais.
HPV
O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é extremamente comum e está presente em 90% dos cânceres do colo do útero. Por esse motivo, as mulheres portadoras do HPV devem fazer exames mais frequentes.
Como evitar
Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). Quando as alterações que vêm antes do câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir e evitar o câncer. Os dois primeiros exames Papanicolaou devem ser feitos com intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o exame pode passar a ser feito a cada três anos. Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve sempre ser examinada pelo médico. Mulheres grávidas também podem fazer o exame, mas devem informar antes qual o período da gravidez que estão.