Portal Literário faz homenagem à poetisa sergipana Maria Cristina Gama

Funcaju
04/11/2014 16h50
Início > Notícias > Portal Literário faz homenagem à poetisa sergipana Maria Cristina Gama

"Fosse a razão a maior das nossas faculdades, seria a vida graduada em universidades". Com esse trecho do 'Soneto da Permanência', a professora Maruze Reis iniciou mais uma edição do Portal Literário na Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), na manhã desta terça-feira, 04. Nessa edição, o Portal fez uma homenagem à poetisa e artista plástica sergipana, Maria Cristina Gama de Figueiredo, falecida em 2010.

Recentemente a Biblioteca Clodomir recebeu a doação do acervo pessoal da escritora com aproximadamente 1.200 mil livros. Com uma vasta obra, Maria Cristina teve apenas quatro livros publicados, "A Próxima Índia" (1998), "O Peixe Práxis" (2000), "O Anjo Sujo" e "O Violino Cerebrino" (2004).

No encontro foram lidas diversas poesias, que falam da entrega e reflexão, que a escritora fazia ao colocar no papel seus relatos da vida cotidiana.  O objetivo das rodas de leitura, que são promovidas pelo Portal Literário, é sempre proporcionar conhecimento às pessoas que participam, comenta a coordenadora Maruze Reis. "Nada mais justo que fazer essa homenagem a Maria Cristina Gama dentro do Portal, pois muitos ainda não conhecem as obras dela. Como foi uma escritora que nos deixou de maneira precoce, é do nosso interesse de fazer com que os livros dela sejam conhecidos", explica.

Para a aposentada Hilda Resende, ler é o que a mantém jovem. "Foi através da leitura que comecei a escrever poesias. Sempre que posso participo das oficinas literárias que aconteceram aqui em Aracaju. Meu sonho é ter um livro publicado com todas as poesias que escrevi", conta. 

"Para a Biblioteca Clodomir, é de grande importância receber a doação dos livros da poetisa Maria Cristina Gama, chegou para enriquecer mais o nosso acervo de poesia. Depois de catalogarmos, iremos colocar todos os livros que recebemos em um local de destaque, junto aos outros escritores sergipanos", conclui a diretora da Biblioteca, Maria de Fátima Goes.