JUBs não é só esporte, mas também solidariedade

Juventude e Esporte
04/11/2014 17h39
Início > Notícias > JUBs não é só esporte, mas também solidariedade

O esporte tem, por natureza, trazer benefícios ao corpo e à mente, mas, durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que acontecem até o dia 9 deste mês na capital sergipana, ele também tem por finalidade fomentar a solidariedade. Em meio às competições, a comissão organizadora dos jogos está arrecadando alimento.

A cada canto do Brasil em que os JUBs se instalam, uma nova onda solidária também se aloja dos Centros de Convivência. O que seria punição ou recurso, é revertido em alimento e faz bem a instituições localizadas em cada uma das sedes.

Segundo Silvio Oliveira, integrante da Comissão Organizadora do evento esportivo, a doação é uma forma de as delegações pagarem as solicitações e algumas situações que ocorrem durante a competição. “Por exemplo, se a delegação vier e pedir para substituir o nome de um atleta, ela tem que doar cinco quilos de alimento, se ela pede uma segunda via de um crachá, ela tem que doar cinco quilos de alimento. Fora algumas punições do Tribunal. Em caso de julgamento, se a equipe ou um atleta for punido, essa punição é revertida em alimento. Tudo que gera recurso, a gente transforma em doação que será encaminhada, ao final dos jogos, para uma instituição da escolha da federação local”, explicou Silvio.

No ano passado, quando os jogos ocorreram em Goiânia, no Estado de Goiás, os JUBs conseguiram arrecadar 700 kg de alimento. Neste ano, apenas nos primeiros quatro dias de competições na capital sergipana, foram recolhidos cerca de 400kg. “Temos esse compromisso de ajudar instituições em cada local que passamos”, completou Silvio Oliveira.

A instituição beneficiada ainda não foi divulgada.