Em julho de 2013, com apenas sete meses após ter assumido a administração municipal, o prefeito João Alves lançou o programa Rodando no Macio, cujo objetivo foi recuperar a malha viária da capital que apresentava envelhecimento, com cerca de uma década sem receber investimentos. Iniciado na rua Mariano Salmeiron, no bairro Siqueira Campos, o programa recapeou os primeiros metros daquela que tem sido uma das mais ousadas e modernas políticas de mobilidade, consolidando uma cultura de trânsito que proporcione fluidez, segurança e conforto.
De lá para cá, os números apresentados e os resultados positivos confirmam a opção acertada da atual gestão para equacionar os problemas do pavimento asfáltico das vias públicas de Aracaju.
Grandes corredores, várias ruas e avenidas de áreas residências, bairros mais afastados, além da região do Centro Comercial, já foram contemplados com ações do programa, que já gera melhorias e agrada motoristas e transeuntes.
Os dados confirmados pela Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) revelam um crescimento de quase 500% no número de quilômetros recapeados só de janeiro a outubro deste ano em relação a 2013. Foram atendidos também quase 20 bairros, número bem superior ao alcançado no ano passado, e mais de 100 ruas e avenidas beneficiadas com o Rodando no Macio, ultrapassando, assim, mais de 247 mil metros quadrados apenas este ano.
Outro razão pela qual o Rodando no Macio se consolida como uma das mais eficazes políticas de revitalização da malha viária, foi o total de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um tipo de massa asfáltica a quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamento asfáltico ou novas capas asfálticas, totalizando quase 31 mil toneladas aplicadas de janeiro a outubro de 2014.