Prefeitura de Aracaju rebate críticas à administração

Comunicação Social
06/11/2014 13h05

Em resposta as críticas feitas à administração pelo deputado federal Mendonça Prado, em entrevista no programa A Hora da Verdade, na última terça-feira, 04, o secretário municipal de comunicação, Carlos Batalha, disse que o deputado deve estar afastado de Aracaju, devido as suas atribuições por conta do período eleitoral,  e não acompanhou o que se desenrola na capital nas três áreas que ele criticou: saúde, recapeamento das ruas e transporte público.

Segundo Batalha, o deputado estava em campanha e não acompanhou a série de medidas adotadas pela secretaria de saúde. "Houve uma ampliação no horário de atendimento nas Unidades de Saúde, inicialmente em cinco postos, hoje são oito que estão atendendo em horário ampliado até as 20 horas. Houve um atendimento nesse horário especial de mais de cinco mil pacientes em 60 dias, aliviando muito o atendimento nas UPAs e o próprio atendimento do Hospital João Alves.

O secretário salienta ainda a realizações de mutirões aos finais de semana para atender a demanda que estava estagnada há vários anos, provenientes até da antiga administração e a licitação para aquisição de 28 veículos para o atendimento domiciliar.  Ainda segundo batalha, novas unidades de saúde estão sendo construídas. "É bom que o deputado saiba que três postos de saúde estão sendo construídos nos bairros Suíça, Bugio e Santa Maria. Em licitação para os próximos dias o posta de saúde no 17 de Março e do Ponto Novo", informou Batalha.

"O relógio de ponto também foi implantado nas UPAs, que visa um acompanhamento maior no atendimento por parte dos funcionários, dos enfermeiros e dos médicos. E é visível, nesses últimos 60 dias, uma melhoria acentuada na área da saúde, com abastecimentos de remédios, insumos e etc", finaliza.

Com relação às críticas do deputado sobre buracos nas vias, Batalha acredita que Mendonça deve estar viajando muito, e não deve estar andando por Aracaju nos últimos tempos. "Isso por que o recapeamento já chegou a vários bairros como Santa Maria, Ponto Novo, Farolândia, Suíça, Santos Dumont, Siqueira Campos, Atalaia, Novo Paraíso, Bairro América, Centro e vários outros. São quilômetros e mais quilômetros de recapeamento, basta citar como exemplo o Centro da cidade onde boa parte já foi recapeada. Entre recapeamento e tapa buraco, em um ano a prefeitura já alcançou 271 mil metros, ou seja, 271 quilômetros de asfalto, coisa que não acontece há mais de dez anos. Então é preciso que o deputado rode mais no macio na nossa capital", explica Batalha.

Transporte

Sobre o transporte, Carlos Batalha lembra que Mendonça elogiou, ano passado, a iniciativa audaciosa do prefeito João Alves quando fez a intervenção na empresa VCA. "A prefeitura não só afastou a empresa e repôs esses 146 ônibus que ela possuía, mas nem sempre rodava, como trouxe mais 109 ônibus totalizando 255 ônibus, 45 semi-ovos e 210 zerados, inclusive emplacados aqui em Aracaju e o deputado sabe bem disso", lembra Batalha. Ainda segundo ele, a ação foi "considerada pela Associação Nacional de Transportes - ANT inédita no país, visto que a média de renovação da frota por cidade é 35 ônibus por ano".

O secretário disse ainda que a contratação dessa empresa foi emergencial, por isso não havia necessidade de licitação, e respaldada na lei. "Eu aproveito a oportunidade para pedir ao deputado Mendonça Prado, diante de seus fortes laços de amizade com o governador Jackson Barreto, que ele interceda junto ao governador e ajude ao povo de Aracaju para que haja a definição e a liberação para a formação do Consórcio para gerir o transporte da grande Aracaju, porque para o deputado tem conhecimento que existe a necessidade de um Consórcio para gerir o transporte entre Aracaju, Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, porque um município não podia interferir em outro", solicitou Batalha.

Carlos Batalha lembra que foi João Alves, em seu primeiro mandato como governador do Estado, coincidentemente com Jackson na prefeitura, que implantou o Sistema Integrado de Transporte entre Aracaju, Socorro e São Cristóvão. "Numa iniciativa do prefeito João Alves, no ano passado, o prefeito procurou o Ministério Público que incorporou essa questão solicitando a participação do Estado para organizar e participar desse Consórcio. E, em reunião realizada em julho de 2013, o Estado se comprometeu num prazo de 90 dias assinar o Consórcio para a formação desse sistema integrado", detalha o secretário.

"90 dias depois, exatamente há um ano, o Estado voltou atrás inexplicavelmente e se negou a assinar esse Consórcio, fazendo algumas observações que fosse mudado. O Consórcio foi mudado, mas sempre o Estado sempre tem uma alegação para mudar algo. Agora está tudo refeito o projeto desse Consórcio está pronto para, após oficializado e legalizado, ser feita a licitação. Se o Estado não quiser fazer mais nenhuma alteração, já está tudo pronto e é só dar o starte", finaliza Batalha. E, para tal pede a ajuda do Deputado Mendonça Prado junto ao Governador Jackson Barreto.