Diariamente, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), por meio da Agência do Trabalhador, recebe dezenas de currículos de cidadãos aracajuanos. Assim que as empresas parceiras da Fundat abrem novas vagas de emprego, o setor encaminha à seleção os profissionais que tenham perfil para o cargo. A partir de agora, o cadastro de currículos no banco de dados da Agência do Trabalhador poderá ser feita, através da internet, pelo próprio usuário interessado: basta acessar o endereço fundat.aracaju.se.gov.br (sem o "www").
Logo na página inicial, é possível ler a opção "Cadastre seu currículo". Ao clicar nela, os internautas visualizarão uma nova tela contendo campos de descrição a serem preenchidos - a exemplo do CEP, e-mail, CPF, RG, telefones e grau de escolaridade. Há ainda um espaço reservado para que os candidatos relatem suas experiências profissionais, além de poderem informar se possuem (ou não) cursos de qualificação.
"Precisou-se sistematizar e informatizar este processo. A gente visionou o software dentro das necessidades que encontramos", explica Roberto Júnior, coordenador executivo de Tecnologia da Informação da Fundat, destacando que a elaboração do sistema vem ocorrendo desde o início de setembro. Assim que o cadastro virtual é concluído, os currículos são inseridos automaticamente no banco de dados da Fundat.
Alternativas
A disponibilização do software visa, principalmente, facilitar a vida da população e oferecer, ao mesmo tempo, um serviço prático e econômico. "É uma grande iniciativa. Às vezes, as pessoas que procuram emprego não têm dinheiro para pagar uma passagem. E esse cadastro on-line evita que ela se desloque", ressalta Roberto.