Cerca de 1.400 delegados de todo país estão reunidos desde ontem,5, em Brasília, onde participam do mais importante encontro de técnicos /especialistas da área, na 2° Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. O evento realizado pelo Ministério da Integração tem a missão de discutir de forma ampla a política nacional a ser desenvolvida no país, no âmbito da Proteção e Defesa Civil, para os próximos anos, a partir de uma construção coletiva entre os delegados presentes. O Município de Aracaju se faz representar no certame, por meio da major BM Maristela Xavier, coordenadora operacional da Defesa Civil Municipal, que tem participado ativamente dos trabalhos e debates.
Tendo como cerne central das discussões a Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional, o encontro entre o Estado e os agentes públicos vem se mostrando bastante eficaz para a uniformização e melhoria das condutas, ante as situações que demandem resposta do poder público. Os delegados, durante os quatro dias de discussão, têm discutido os meios que permitam promover caminhos eficazes para a prevenção e defesa de sinistros. Em um foro legítimo de discussão, que tem se mostrado um espaço democrático, que se consagra como grande disseminador da política nacional a ser implementada pelos órgãos de Defesa Civil, por meio da promoção e incentivo das práticas que privilegiem à prevenção.
O encontro teve início no último dia 3, prosseguindo até o dia 7, onde, dentre os diversos aspectos discutidos, foi debatida a questão da Proteção na Defesa Civil, que se mostra como uma das mais evidentes mudanças apresentadas pela política nacional, prevista na lei de n 12608/12, que dispõe que União, Estados, Distrito Federal e Municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade geral.
Para a major BM Maristela Xavier, representante da Defesa Civil Municipal, com direito a voz e voto nas decisões, "a 2° Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil é um espaço democrático para reflexão, debates, formulação e avaliação de temas de interesse público. Visa promover, incentivar e colocar em discussão, a questão da Proteção na Defesa Civil, medidas preventivas e atividades necessárias à redução dos riscos de desastres, com a colaboração de representantes do governo e sociedade civil".
A conferência contou com quatro eixos principais de discussão:
- Gestão integrada de Riscos e Resposta a Desastres;
- Integração de Políticas Públicas Relacionadas à proteção e à Defesa Civil;
- Gestão de Conhecimento em Proteção e Defesa Civil;
- Mobilização e Prevenção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil em Busca de Cidade Resilientes.