Programa Anjos Azuis leva conscientização para alunos da EMEF Ministro Geraldo Barreto Sobral

Guarda Municipal
06/11/2014 18h41

Nesta quinta-feira, 06, os projetos Anjos Azuis nas Escolas e Guarda Cidadã estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Cidade Nova. As equipes levaram para os alunos, através de uma linguagem leve e divertida, uma mensagem sobre os perigos de se envolver com as drogas. A Guarda Cidadã levou o teatro de fantoches e os Anjos Azuis tiveram um bate papo com os alunos do ensino fundamental maior.

Na estórinha contada pelos bonecos, os amiguinhos Alice e Jaiminho são abordados por um rapaz, Carlão, que lhes oferece "balinhas mágicas". Inocente, o menino aceita e seu comportamento muda na escola, em casa e com os amiguinhos, deixando de ser doce e respeitoso para se tornar agressivo. Já Alice é salva pelo guarda municipal Josué, que era responsável pela ronda escolar no local. No fim da encenação, Carlão é preso e tudo volta ao normal.

Muito empolgada com a peça, Camile de Jesus, 7 anos, ficou com gostinho de quero mais. "Gostei bastante porque aprendi muitas coisas. Aprendi que não pode receber nada de estranhos, nem brigar com meus coleguinhas e cuidar dos animais. Para mim a melhor foi Alice, porque ela é engraçada. Queria ver de novo", comentou a menina.

Os Anjos Azuis fizeram com os alunos do ensino fundamental maior uma palestra mostrando os tipos de drogas e as formas que elas entram na vida das pessoas. Eles levaram exemplos de entorpecentes, como cocaína, maconha, crack, entre outras e além disso mostraram através de fotos os efeitos destruidores das drogas na vida das pessoas, desde as que são lícitas até as que são ilícitas.

A diretora da EMEF, Roseli de Oliveira Souza, falou sobre o trabalho dos grupos. "Esse envolvimento de pessoas de fora é muito importante para a escola porque nos ajuda no sentido da conscientização para que eles aprendam a dizer um não, conheçam estratégias de como se livrar das pessoas ruins, principalmente dessa forma criativa. A gente sabe que nossas crianças estão expostas ao risco de se envolver com as drogas, então tudo que a gente puder fazer para que eles conheçam e entendam o mal que elas podem causar na família é importante", disse.