Desempenho social do JUBs une esporte e solidariedade

Juventude e Esporte
07/11/2014 12h00
Início > Notícias > Desempenho social do JUBs une esporte e solidariedade

A nova marca que os Jogos Universitários Brasileiro (JUBs) têm deixado nas cidades por onde passa é a de solidariedade. Nos últimos três anos do evento, incentivar o esporte universitário garantiu que outras pessoas fossem beneficiadas também. Dessa vez, Aracaju foi o alvo de todo carinho que envolve o projeto. Nesta sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Aracaju (Semfas) recebeu mais de meia tonelada de alimentos arrecadados durante o evento.

Para arrecadar os alimentos, a Confederação Brasileira de Deporto Universitário (CBDU) usou uma logística inovadora. A delegação que descumprir com as exigências da Confederação será penalizada em cinco quilos de alimento. O atleta, por exemplo, que sofrer advertência em jogo ou faça a solicitação de uma segunda via de credencial também será punido com doações alimentares.

“Além da parte esportiva e turística, nós trabalhamos com a preocupação social. Até agora, foram seiscentos quilos de alimento arrecadado a partir de estratégias de punição da CBDU para as delegações. Por isso o JUBs é um evento completo, porque olha pelo esporte, pelo atleta, pelo turismo e pela cidade em que está”, orgulha-se Carlos Eloy, secretário municipal de Juventude e Esporte de Aracaju (Sejesp).

Alessandro Gomes é diretor geral do evento. Com um largo sorriso na hora da entrega dos alimentos, ele explica porque o projeto tem dado certo. “Estamos muito felizes com o resultado. Nos três anos em que fizemos esse projeto sempre deixamos nossa contribuição com a cidade. A forma de penalizar as delegações com doações deu certo, algumas chegaram a doar quarenta e cinco quilos de alimento”, conta.

O destino dos alimentos fica a cargo da Semfas que distribuirá as doações entre famílias carentes e instituições com trabalho voltado à assistência social.