Usuários da Academia da Cidade no Santos Dumont passam por avaliações de saúde

Saúde
07/11/2014 14h32

Tão importante quanto a prática regular de atividades físicas é fazer o monitoramento do estado de saúde. Com o objetivo de ofertar avaliações necessárias para garantir o bem estar de praticantes de exercícios, equipes do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizaram atividades como cálculo de índice de massa corporal (IMC), verificação de pressão arterial e glicemia para usuários da Academia da Cidade no bairro Santos Dumont. A cada abordagem foram destacadas orientações sobre hábitos saudáveis e também foi feita entrega de panfletos informativos. Cerca de 69 usuários passaram pelas avaliações.

A fisioterapeuta do Nasf, Manuela Andrade Albuquerque, reforça que a ação no bairro terá continuidade. “Breve vamos retornar em mais um encontro ofertando para os usuários ciclos de palestras e discussões sobre as principais necessidades e cuidados com a saúde que durante as avaliações observamos que devem ser reforçados”, disse. 

A coordenadora do Nasf de Aracaju, Clesimary Evangelista Martin, reforça que a missão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família é atuar na linha de prevenção e na educação em saúde da população. “Dentre as atividades desenvolvidas por estes profissionais estão ações preventivas, ações de promoção, atendimentos individuais, coletivos e compartilhados como as ações de avaliações de Saúde que ofertamos para Usuários da Academia da Cidade. A ideia desse tipo de ações é fortalecer e aumentar a resolubilidade das ações de saúde e, com isso, proporcionar uma melhor qualidade de vida para os usuários do nosso município”, explica.

Núcleos de Apoio à Saúde da Família

O Nasf foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2008 e implantado há um ano em Aracaju, com a proposta de ampliar as ações das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), fazendo com que as USFs tivessem mais profissionais de especialidades que não estavam contempladas na equipe mínima do PSF. 

Atualmente fazem parte do Nasf, 52 profissionais que formam nove equipes, atendendo 23 Unidades de Saúde da Família (USF). Os núcleos são formados por profissionais de diferentes categorias, como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais, que apoiam a estratégia de saúde da família no atendimento clínico e na educação em saúde da população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).