Prefeito prestigia Pró Mulher...Pró Família

Agência Aracaju de Notícias
08/11/2014 15h59
Início > Noticias > 62579

Centenas de mulheres do bairro Santa Maria acordaram cedo neste sábado, 8, para realizar exames preventivos de câncer de colo do útero, testes rápidos de HIV, glicemia e consulta oftalmológica através do Programa municipal Pró Mulher...Pró Família. O prefeito João Alves Filho prestigiou mais uma edição do programa que já foi premiado pela ONU. 

Criado na administração Estadual de João Alves, o Pró Mulher...Pró Família já salvou a vida de milhares de mulheres diagnosticando precocemente o câncer de colo do útero e oferecendo o tratamento necessário. Esse tipo de câncer pode levar o paciente a óbito caso não descubra  a doença no início. João Alves destacou a importância do Programa, principalmente por levar à população mais carente a possibilidade de fazer tratamentos médicos e receber o resultado de forma imediata.

"Esse programa só traz benefícios para a população. Em meu último mandato como governador, o Pró Mulher...Pró Família atendeu mais de 270 mil pessoas, salvando milhares de vidas, recebendo o prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) como melhor programa de prevenção da saúde em países e desenvolvimento e subdesenvolvidos. Mesmo com uma série de dificuldades, conseguimos retomar o Pró Mulher...Pró Família e esperamos que a burocracia e a má fé não criem impeditivos para que continuemos a ajudar as pessoas que mais precisam de saúde", disse o prefeito. 

Ainda segundo João Alves, o desenvolvimento do Programa apenas foi possível graças à atuação da senadora Maria do Carmo Alves, que é uma grande entusiasta dos programa sociais. "O grande mérito desse trabalho é de Maria do Carmo, que tem uma enorme sensibilidade social. Ela criou esse Programa e muito outros na área. Ela é meu braço direito em todas essas ações. A senadora faz isso espontaneamente, porque esse é o espírito dela", garantiu. 

A senadora Maria do Carmo acompanhou desde cedo toda a realização do Programa na Escola municipal João Paulo Segundo. Após receber o carinho da população, a senadora falou como surgiu a ideia de criar o Pró Mulher...Pró Família. 

"Quando estávamos no Governo Estadual, percebemos a grande necessidade do povo de um Programa como esse que leva saúde à população mais carente. Agora, estamos com o Pró Mulher...Pró Família Municipal, com uma ação que beneficia muitas mulheres que têm dificuldade de ir as unidades de Saúde fazer seus exames preventivos. Atendemos muitas mulheres e impedimos que morressem pelo câncer de colo do útero. Hoje no Santa Maria, estamos mais uma vez trabalhando para as mulheres de Aracaju. Ficamos contente com a presença de tantas pessoas participando. Algumas pessoas, por motivos particulares, não puderam realizar o exame de lâmina, mas todas serão encaminhadas a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência", destacou a senadora. 

Mulheres aprovam atendimento 

Após realizar exames de lâmina, oftalmológicos e verificar a glicemia e a pressão arterial, as mulheres aguardavam  os resultados dos exames e recebiam um lanche. Todas as atendidas saíram com um diagnóstico e, caso fosse verificado alguma alteração, eram encaminhadas para um médico especialista. 

A dona de casa Valderleide Santos Bispo elogiou o programa e agradeceu à Prefeitura Municipal pela preocupação com as mulheres mais carentes. "Adorei o programa vir ao meu bairro. O Pró Mulher...Pró Família nos ajuda muita, porque tem gente que não consegue ir ao Posto de Saúde por falta de tempo. Essa é a primeira vez que participo e estou achando ótimo. A Prefeitura está de parabéns e Dona Maria é uma mãe para todos nós", destacou.