Oficinas gratuitas oferecem qualificação aos comerciantes do Mosqueiro

Formação para o Trabalho
10/11/2014 15h46
Início > Notícias > Oficinas gratuitas oferecem qualificação aos comerciantes do Mosqueiro

Na última sexta-feira, 07, a Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), em parceria com o Projeto Pôr do Sol de Aracaju, encerrou dois cursos Atendimento ao Cliente e Artesanato em Patchwork, ambos realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no Bairro Mosqueiro.

O encerramento foi festivo e os alunos concludentes receberam os certificados com a perspectiva de uma melhoria na qualidade de vida. Além deles, ainda estiveram presentes no evento os professores dos cursos, técnicos da Fundat e o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade.

"Não adiantaria receber um fluxo maior de turistas, e também de aracajuanos, sem ter a comunidade avançando", disse Fábio, destacando a necessidade de oferecer qualificação profissional aos moradores da região. "Todos os sábados, a feirinha está sendo um sucesso. A comunidade daqui pode vender seu artesanato, comida, e assim podem gerar sua renda e uma ocupação", avaliou o secretário adjunto.

Capacitação direcionada

Neste contexto, a importância do curso de Atendimento ao Cliente é fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, além de se matricular na turma, a dona de casa Maria G. da Silva ainda levou as duas filhas dela. "Foi importante fazer esse curso, já que tratamos diretamente com o turista. Estou muito feliz", garantiu a aluna.

A ministrante do curso de Artesanato em Patchwork, Suelly Marques, observou um grande interesse da turma em assimilar novas técnicas. "As alunas absorveram muito bem a atividade e já sabem o que querem. O patchwork é uma técnica que tem uma a rentabilidade, pois está ligada à geração de renda e o investimento não é muito caro", explicou Suelly.

Uma das participantes foi Maria de Lourdes Pereira, que já comercializa peças de artesanato na feirinha do Mosqueiro. Agora, o que ela mais é deseja continuar adquirindo conhecimento. "Queria mais tempo para me dedicar e mais cursos como esse, porque aprendi muito com a professora. Poder gerar lucro com que eu faço é muito bom", afirmou Maria de Lourdes.