Biblioteca Clodomir recebe oficina de contação de histórias

Cultura
10/11/2014 17h18

A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeunesta segunda-feira, 10, a oficina de contação de histórias ministrada pelo ator carioca Jackson Lobato Barbosa. Além dos funcionários da Clodomir Silva, também estiveram presentes duas contadoras de história da Biblioteca Ivone de Menezes.

Na oficina, realizada no auditório da Biblioteca, os participantes tiveram a oportunidade de aprender, através de dinâmicas, como melhor interagir com o público. Para Barbosa, arte de contar histórias possibilita levar mais alegria para quem está na plateia.  "Quando estou contando histórias, procuro, através da leitura, despertar o interesse da criança, do jovem e do adulto a praticar mais esse hábito que só engrandece" ressalta.

Segundo a diretora da unidade, Fátima Góes, a escolha do ministrante da oficina se deve à sua vasta experiência com os livros e com as artes cênicas. "A Clodomir tem um trabalho muito bonito voltado para a área de contação de histórias. Realizamos esta oficina, pois achamos importante buscar outras experiências que possam contribuir para melhorarmos e aprimorarmos cada vez mais nosso trabalho", explica.

Jackson Lobato afirma que a experiência de se contar histórias não se aprende só em oficina e cursos, e sim pela prática. "Não só ensino como contar boas histórias, como também dou dicas sobre posturas, impostação de voz, interpretação, respiração, tudo que não pode faltar na leitura, além de muito amor pelo contar", conclui.