A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizaram o 1º Curso de Gestantes do bairro Santa Maria. A ação foi promovida de forma conjunta pelo Programa de Saúde da Mulher, CRAS, Unidades de Saúde do bairro, além de residentes e preceptores da Residência em Enfermagem Obstetrícia da UFS. Participaram do curso cerca de 20 gestantes com idade entre 15 e 30 anos, que durante os encontros dialogaram sobre temas como pré-natal, exames, sífilis congênita, trabalho de parto, aleitamento materno, cuidados com o recém nascido e autoestima.
A palestra realizada sobre autoestima contou com a participação dos alunos do curso de Estética e Cosmética da UNIT que esclareceram quanto a importância dos cuidados com a pele durante a gravidez. Abordaram também algumas manifestações que ocorrem no período gestacional como o aparecimento de manchas no rosto (cloasma gravídico) e formas de prevenção. As gestantes ainda foram maquiadas e fotografadas num pequeno estúdio montado no próprio CRAS com o apoio da fotógrafa profissional Raquel Carvalhal.
No último dia do curso foi feita uma confraternização entre as gestantes e os seus filhos, com o apoio da Fraternidade Helena Cabral, da loja maçônica Clodomir Silva, que distribuiu presentes para crianças e peças de enxoval para as gestantes e ainda serviu um lanche. As mamães também puderam participar de uma atividade externa, foram levadas até a Maternidade Hospital Santa Izabel, onde conheceram o local que irão realizar o parto e demais espaços da maternidade, esclarecendo dúvidas com os trabalhadores locais.
“O curso de gestante desenvolvido no Cras Santa Maria, pela equipe de saúde do PSF, trouxe para as grávidas desse bairro um aprendizado muito grande, pois tiveram a oportunidade de conhecer e participar de forma efetiva de temas importantíssimos que trataram de questões voltadas ao ciclo gravídico e saúde da gestante e do bebê. Sentimos a felicidade no olhar de cada uma delas, o reconhecimento do aprendizado e a importância da continuidade desse curso para poder contemplar outros grupos de gestantes e mamães”, explicou Vera Moreno, Coordenadora do CRAS.
Segundo a coordenadora do programa de saúde da mulher, Cristiani Ludimila as atividades desenvolvidas serão fundamentais para um relaxamento maior no trabalho de parto. “ A atividade causou grande satisfação entre as participantes, visto que relataram ter aprendido várias técnicas, dicas de amamentação, cuidados com o recém-nascido,entre tantos outros. Para nós do Programa Saúde da Mulher foi muito prazeroso estar mais próximo das gestantes, ouvir sugestões para melhoria dos nossos serviços e também poder contar com parcerias não governamentais “, disse Cristiani.