A cada semana cerca de 300 alunos da rede pública municipal participam do projeto AABB Comunidade, uma iniciativa que surgiu após uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e a Associação Atlética do Banco do Brasil. Na tarde desta terça-feira, 11, foram realizadas diversas oficinas culturais e atividades esportivas.
Durante as atividades do projeto AABB Comunidade, os alunos participam de aulas esportivas e culturais. Em um amplo espaço, com piscina, quadras poliesportivas, campo de futebol e salão de jogos, os jovens podem interagir com outros estudantes. "Esse é um dos pontos positivos do projeto, a integração entre os alunos de escolas diferentes", pontuou a professora Janine Garcia, que leciona na Escola Maria Clara Machado.
Para o professor de educação física Thiago Torres dos Santos, docente da Escola Teixeira Lott, o projeto representa um grande avanço em relação ao desenvolvimento motor e cognitivo. "Aqui eles aprendem muitas coisas que não acontecem nas salas de aula. É muito importante conciliar esse tipo de atividade, uma vez que permite ampliar o conhecimento do aluno", destacou o professor.
A professora Janine também aprova esse tipo de iniciativa por considerar a valorização cultural e social do aluno. "A cada semana sempre temos novidades. Já tivemos aqui, por exemplo, a presença de nutricionistas e dentistas para dar palestras. Tudo isso para agregar o lazer ao conhecimento em um só lugar", ressaltou.
Projeto
O projeto acontece nas tardes de terça a sexta-feira, com cerca de 300 estudantes com idade entre 7 e 18 anos. Eles participam de atividades lúdicas e aprimoram conhecimentos sobre saúde, higiene, esporte e linguagem artística. As AABB's estão presentes em quase todos os municípios onde existem agências do Banco do Brasil. O AABB Comunidade objetiva utilizar os espaços ociosos das associações atléticas e tem como foco a ludicidade, a pedagogia de direitos e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade. Para garantir o bom andamento das atividades do projeto, a Semed oferece suporte na contratação dos educadores, na alimentação e transporte dos estudantes.