Alunos da rede municipal vencedores de Concurso de Poesia recebem premiação

Educação
12/11/2014 15h32
Início > Noticias > 62627

Em solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira, 12, na Câmara de Vereadores, foram premiados três alunos da rede municipal de ensino de Aracaju vencedores do Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda. Os premiados, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florentino Menezes, foram Renato Menezes Leite, Bárbara dos Santos Barbosa e Samuel da Silva Conceição, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Os alunos receberam a premiação das mãos de Eliane Aquino Custódio, viúva do governador Marcelo Déda e atualmente secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e Desenvolvimento; de Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura; e de Marcia Valéria Lira Santana, secretária Municipal da Educação. O prêmio foi instituído pela Câmara de Vereadores, através do Decreto 48/2013.

Felicidade dos alunos e suas mães

Demonstrando felicidade no semblante, Renato Menezes, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, explicou que sua poesia teve como tema "O Alerta" e sua finalidade foi mostrar o que acontece atualmente no mundo contemporâneo. Os problemas das drogas, os homicídios e da violência. "Não esperava ganhar e ainda mais em primeiro lugar. Queria apenas, com uma mensagem bíblica, tocar o coração das pessoas que lessem meu poema. Não estava pensando muito na premiação mas, como o próprio tema diz, eu queria alertar as pessoas por meio de poemas", afirmou.

Segunda colocada, Bárbara dos Santos, aluna do 6º ano, disse que o tema escolhido para seu poema foi "A Violência", um grave problema. "Vejo muitos casos de violência na TV, no rádio, nos jornais, nas famílias, no trânsito, na rua. A gente tem que desabafar e o concurso de poesia foi essa oportunidade que tive para externar meus sentimentos", justificou.

Finalmente, o terceiro colocado, Samuel da Silva, aluno do 7º ano, informou que o tema de seu poema foi "As Drogas", um problema seriíssimo que vem destruindo e matando muitos, principalmente os adolescentes e jovens. "A exemplo de meus colegas, o assunto abordado é praticamente o mesmo, famílias e comunidades destruídas, um mundo sem paz. A poesia é ótima para abordarmos qualquer assunto", relatou.

As mães dos alunos não se continham de felicidade com a conquista dos filhos. "Esse é um momento que não vou me esquecer tão cedo. Ver meu filho e seus colegas sendo premiados num concurso poesia. Que o gosto pela leitura e pelo conhecimento só frutifique cada vez mais", afirmou dona Maria Eliane, mãe de Renato.   

Incentivo à leitura e à escrita

O presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, explicou que o prêmio foi instituído pelo Decreto 48/2013, que trata de temas sociais como combate as drogas, violência e sexualidade. É uma homenagem ao ex-governador do Estado, Marcelo Déda, uma pessoa apaixonada por poemas. "Esta iniciativa visa incentivar nos alunos o gosto pela cultura, por meio da leitura e da escrita", explicou.

A secretária Márcia Valéria disse que estava feliz pela Câmara instituir o prêmio, uma iniciativa sensível que inclui no universo do ensino básico de Aracaju a cultura e a sensibilidade por meio de poemas. "É uma grande felicidade que sinto. Entre vários concorrentes, os vencedores, por coincidência, são da mesma escola, a Florentino Menezes", avaliou.

Ela destacou ainda que prima pela alfabetização permanente e que, dessa forma, não admite que a partir do 2º ano do Ensino Fundamental haja precariedade na aprendizagem, na leitura e nas ciências, como matemática, por parte dos alunos. "A base está no processo de alfabetização. Esses alunos vencedores nunca mais serão os mesmos, pois trataram de temas complexos com sensibilidade", concluiu.

Por sua vez, Eliane Aquino disse que estava se sentindo muito feliz não só com a iniciativa da Câmara de Vereadores em criar o prêmio, mas também com a homenagem prestada a seu marido, o governador Marcelo Déda. "É um estímulo para as novas gerações para que aprendam a gostar de ler", afirmou, lembrando que os alunos vencedores são os primeiros a receber o prêmio.