Procurando atender as demandas da zona Norte e levar qualidade de vida à população, a Prefeitura Municipal de Aracaju vem proporcionando melhorias urbanísticas nos mais carentes bairros da capital. Através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), uma pluralidade de serviços urbanísticos tem chegado aos bairros da zona Norte, atendendo as solicitações dos moradores que careciam destes benefícios na gestão anterior.
Um dos compromissos assumidos pela atual gestão é melhorar a camada asfáltica de toda a zona Norte, levando ações desde as operações tapa-buraco como o programa Rodando no Macio. Nesta semana o Bairro Industrial foi o contemplado com o Rodando no Macio, que beneficiou as redondezas da Rua Manoel Preto. Em toda a área da zona Norte, já foram recapeados mais de 75 mil metros de vias públicas e aplicadas mais de 4,2 mil toneladas de massa asfáltica, apenas através do programa, excluindo o trabalho realizado com a operação tapa-buraco.
Rodando no Macio tem crescimento de quase 500% em 2014
A cada trabalho realizado e avaliação dos dados, o programa Rodando no Macio prova ser uma das mais ousadas e modernas políticas de mobilidade, consolidando uma cultura de trânsito que proporcione fluidez, segurança e conforto.
Os dados confirmados pela Diretoria de Operações Emurb revelam um crescimento de quase 500% no número de quilômetros recapeados só de janeiro a outubro deste ano em relação a 2013. Foram atendidos também quase 20 bairros, número bem superior ao alcançado no ano passado, e mais de 100 ruas e avenidas beneficiadas com o Rodando no Macio, ultrapassando, assim, mais de 247 mil metros quadrados apenas este ano.
Outro razão pela qual o Rodando no Macio se consolida como uma das mais eficazes políticas de revitalização da malha viária, foi o total de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um tipo de massa asfáltica quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamento asfáltico ou novas capas asfálticas, totalizando quase 31 mil toneladas aplicadas de janeiro a outubro de 2014.