Alunos e professores da Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), se reuniram na manhã desta quinta-feira, 13, para mais um ensaio da apresentação em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A apresentação acontecerá no município de Umbaúba, a 95Km da Capital, no dia 20 de novembro.
Segundo o diretor da Escola de Artes Valdice Teles, Eugênio Enéas dos Santos, o convite surgiu do assistente social e aluno da oficina de percussão, Everton Ramon. A proposta também foi apoiada pela coordenadora do Centro de Referencia de Assistência Social CRAS, de Umbaúba, Andrea dos Santos Dória.
"Fiquei muito feliz com o convite, pois a Escola de Artes tem como objetivo disseminar a cultura e essa data e é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Nada melhor do que a população conhecer a história desse Dia tão importante, através de uma apresentação musical", afirma Eugênio.
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos afro-descendentes desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos culturais e sociais. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares " , em 1695.
"Estou trabalhando na organização do evento em Umbaúba, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, com isso, fiz o convite para que o grupo se apresentasse neste dia, que contará com várias ações voltadas a valorização do negro na sociedade. Já trabalhamos esse tema na oficina e todos vão poder mostrar o que aprenderam durante este semestre", explica Everton Ramon.
Os ensaios acontecem uma vez por semana e estão sendo mais intensificado por conta da proximidade da apresentação. "Já estamos desenvolvendo esse trabalho há mais de um mês e essa apresentação mostra a nossa cultura e musicalidade, que está em todos os lugares", comenta o professor de percussão da Escola de Artes, Marcos Mancada.