Mutirões ofertarão mais 130 atendimentos entre consultas e exames

Saúde
13/11/2014 15h00

Neste sábado, 15, acontece mais uma edição do mutirão oftalmológico no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco. E na segunda-feira, 17, é a vez do mutirão de exames de ultrassom no Cemar Siqueira Campos. As duas ações, que estimam atender 130 pessoas, dão continuidade ao projeto que a Saúde de Aracaju vem desenvolvendo desde setembro, com o objetivo de reduzir as filas de espera por exames e consultas de especialistas no SUS.

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada (REAE), José Soares, até o momento, os mutirões de consultas oftalmológicas e de exames de ultrassonografias atenderam juntos mais de 700 pacientes. "A participação dos cidadãos aracajuanos nestes mutirões vem acontecendo de forma ativa. A cada dia de atividade temos uma redução significativa nas filas de espera pelos exames e consultas oftalmológicas", disse, reforçando que a Saúde trabalha com objetivo de levar melhores serviços e garantir a oferta de exames pelo SUS.

Com a realização dos mutirões neste sábado e na próxima segunda-feira, o número de usuários atendidos chegará a mais de 800. "A nossa estimativa é que 80 pacientes passem por consultas oftalmológicas e realizar mais 50 ultrassonografias", explicou José Soares.  

O mutirão foi planejado através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e da coordenação dos Centros de Especialidades Médicas. Os atendimentos oftalmológicos acontecem sempre aos sábados no Cemar do conjunto Augusto Franco, da 7h às 17h, e o de ultrassonografias às segundas-feiras, no Cemar do bairro Siqueira Campos, das 7h às 12h e das 14h às 17h. Neste, são ofertados diversos procedimentos entre ultrassom de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, das mamas, próstata, transvaginal e obstetrícias.