13º Caminhada Ecológica Jabotiana Saudável mobiliza aracajuanos

Saúde
14/11/2014 11h38
Início > Noticias > 62658

Moradores do bairro Jabotiana, estudantes, profissionais da saúde e ambientalistas foram às ruas para participar da 13º Caminhada Ecológica promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira nesta sexta-feira, dia 14. O evento, que contou com apoio da secretaria da Saúde de Aracaju, foi iniciado com aulas de alongamento com Programa Academia da Cidade. A caminhada seguiu pelas ruas e avenidas do conjuntos Santa Lucia e Sol Nascente com música animação e exibição de cartazes de estímulo a práticas saudáveis e a cuidados necessários para preservação da natureza.

O evento contou com a parceria do Conselho Local de Saúde, movimentos ambientais, escolas da rede pública e privada. A gerente da USF Manoel de Souza Pereira, Priscila Silveira, explica que a caminhada integra parte das ações do projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” . “É gratificante para a equipe da Unidade de Saúde ver que, por mais um ano com muita mobilização, apoio de parceiros, lideres comunitários, conseguimos dar destaque a mensagem da preservação ambiental e a relação com a nossa saúde”, afirmou.

Conforme a assistente social Neire Déda, uma das profissionais envolvidas na organização da caminhada, o evento tem o grande potencial de dar destaque à importância de boas práticas que já acontecem no bairro, como de plantio de árvores e coleta seletiva. “As ações ajudam também na diminuição dos casos de doenças como dengue e leptospirose”, enfatizou.

Para o ambientalista Joseiltom Nery, que é integrante da Sociedade Jabotiana Viva e do Fórum em Defesa de Aracaju, o evento é uma oportunidade de debater questões urbanas e ambientais. “É uma busca pela conscientização de toda a sociedade. A caminhada serve para reforçarmos que precisamos manter preservadas nossas matas e recursos hídricos”, falou, explicando que o evento conta com a participação de estudantes que mostram os malefícios de flagrantes ataques ao meio ambiente e da expansão imobiliária desordenada.

O bairro Jabotiana é considerado uma das localidades mais verdes de Aracaju. O bairro possui praças e canteiros bem arborizados, além de diversidade natural com presença de manguezais, colinas verdes, trechos de Mata Atlântica, sítios de coqueiros e mangueiras, além de lagoas, brejos, afluentes de rios como Poxim e Pitanga.

Quem acompanhou todo o itinerário da caminhada elogiou a iniciativa. É o caso da moradora Marlene Araujo, que também participa do Programa Academia da Cidade. Para ela, a ação é uma forma de manifestar o amor pela causa ambiental e também cuidar da saúde. “Iniciar o dia caminhando é uma forma maravilhosa de exercício para saúde e para mente”, observou.

Para o ambientalista Antônio Vanderley de Melo Correia, a caminhada ecológica já se tornou tradição entre os moradores do bairro e  reúne a população para reconhecer problemas ambientais existentes e também alternativas para saná-los. Antônio Vanderley conta que a Sociedade Jabotiana Viva é pioneira em implantar medidas como reciclagem de óleo de cozinha no bairro. “Moramos em um dos bairros mais verdes de Aracaju e não queremos perder essa condição. Precisamos cuidar das áreas de manguezal, evitar aterro das lagoas, manter o aumento da arborização e despoluir os trechos de rio que atravessam o bairro”, afirmou.