Novembro Azul: Guardas participam de palestra sobre câncer de próstata

Guarda Municipal
15/11/2014 09h38

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) encerrou esta semana com a discussão de um tema fundamental para a saúde do homem: o câncer de próstata. Cerca de 40 guardas municipais (GMs), entre homens e mulheres, participaram de uma palestra sobre a doença proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em Sergipe, Rodrigo Tonin. Na ocasião, os presentes conheceram as medidas para prevenção e a importância do diagnóstico precoce para evitar e combater este tipo de câncer que é o segundo mais frequente em homens, atrás apenas dos tumores de pele. A iniciativa fez parte da adesão da GMA à campanha nacional Novembro Azul, que tem como objetivo a conscientização da sociedade acerca da doença.

Estatísticas da SBU apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença e, segundo o urologista Rodrigo Tonin, estima-se que 69 mil novos casos sejam diagnosticados neste ano. Com a descoberta precoce, a doença tem 90% de chances de cura. "A proposta deste encontro foi divulgar o Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar o homem da necessidade de ter mais atenção à sua saúde. O nosso foco são as doenças da próstata, que muitas vezes são negligenciadas e o homem acaba não procurando o médico e, quando descobre a doença, ela está bastante avançada", alertou.

Para orientar os guardas, o médico recomendou que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata, homens negros e obesidade), ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal. Segundo ele, este é um exame físico que deve ser feito além do exame de sangue, conhecido como PSA (antígeno prostático específico), pois possibilita ao médico avaliar alterações na glândula.

A importância da conscientização

O diretor geral, coronel Enilson Aragão, fez questão de frisar que a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e a GMA abraçaram as campanhas Outubro Rosa e Novembro azul com o intuito de estimular os servidores à cuidar da saúde a partir da prevenção. "A Guarda Municipal tem sempre que buscar parcerias para esclarecer e orientar o seu contingente. O doutor Rodrigo tratou com bastante maestria dessa questão que exige de um grande trabalho preventivo e espero que todos tenham absorvido com lucidez as informações passadas", disse.

A secretária Georlize Teles parabenizou a iniciativa da GMA e destacou o papel da mulher na quebra do preconceito relacionado ao exame preventivo. "Nós, enquanto mães e esposas, devemos desmitificar essa atitude machista que serve de barreira para a realização do exame por parte do homem.  Ao se submeter ao exame de próstata, o homem está garantindo a sua qualidade de vida, o que possibilita que eles permaneçam ao nosso lado por muito mais tempo e com uma vida saudável. Espero que todos saiam daqui com este pensamento e ajudem a quebrar este mito levando as informações para outras pessoas", defendeu.

Lição aprendida

O GM José Guaracy aprovou a palestra do presidente da SBU-SE e deixou um alerta para os companheiros: "muitos estão sofrendo porque desconhecem essa doença. Precisamos ficar atentos e fazer o exame anualmente, já que é necessário para a nossa saúde. Falarei para todos da importância de comparecer ao médico", avisou.

Do mesmo modo pensa o GM João Oliveira que achou a exposição bem proveitosa e esclarecedora. "Não é difícil fazer o exame, porque com ele a gente pode se prevenir de uma doença que pode nos levar à morte. Então, é preciso deixar o preconceito e o machismo de lado para se submeter ao exame e ter uma vida melhor. Parabenizo o doutor Rodrigo Tonin por vir até aqui nos esclarecer todas as dúvidas", concluiu.