Horário estendido das USFs chega ao bairro Lamarão

Saúde
18/11/2014 15h16
Início > Notícias > Horário estendido das USFs chega ao bairro Lamarão

Desde o mês de setembro, Aracaju conta com o horário estendido até as 20h de sete Unidades de Saúde da Família (USF), mais um benefício realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que visa atender os cidadãos que trabalham dois turnos diários e que não dispõem de tempo para procurar atendimento nas unidades de saúde. Em novembro, a Unidade da Saúde da Família, Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, passa a oferecer os serviços de consultas, marcações de exames, enfermagem, vacinas, curativos, distribuição de medicamentos e aplicações de aerosol e outros medicamentos, em horário ampliado.

As sete USFs que já contavam com o horário estendido desde setembro, estão localizadas nos bairros Santos Dumont, Augusto Franco, Santa Maria, Coroa do Meio, Japãozinho, Jardim Centenário e bairro América.

A gerente da USF Carlos Fernandes de Melo, Amanda Gois, afirma que todos os serviços que são realizados no horário convencional da unidade também são realizados no horário estendido. "Desde o início do mês que estamos funcionando até as 20h. Estamos com uma média de vinte e cinco atendimentos por dia, dentro do horário estendido, com todos os serviços da unidade em operação. A farmácia é aberta, a sala de observação e a sala de vacina também estão abertas, os prontuários são retirados, e este trabalho é feito de forma que venha a dar continuidade ao atendimento do usuário também no outro dia, se o paciente já tem um prontuário, vamos em busca do histórico dele", diz a gerente.

Amanda ainda ressalta que o público que procura atendimento no novo horário é majoritariamente formado por trabalhadores. "O público que vem a USF neste horário não é o mesmo que vem no horário normal. Geralmente são as pessoas que não tem tempo de virem à unidade no horário convencional e alguns serviços são realizados aqui mesmo no posto, sem a necessidade de mandar o paciente para um Hospital, ou mesmo uma clínica", conclui.

A dona de casa Priscila Gomes levou o filho Pedro Nathan para ser atendido e aprovou o novo horário. "Eu vim acompanhar a minha prima que veio pra ser atendida e, como meu filho estava com os olhos lacrimejando e com febre, fui procurar atendimento pra ele. Estou achando muito bom o novo horário, porque como aqui é um bairro carente e muita gente trabalha o dia todo, não tem como vir ao posto, e agora a gente chega do trabalho ou de outros compromissos e tem como ser atendido", comemora a moradora.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, o funcionamento das USF em horário estendido é um serviço que fazia falta. "Nós temos oito unidades funcionando das 17h às 20h. Em setembro, neste horário com três horas a mais, nós alcançamos o número de 5.500 atendimentos. Em outubro, nós passamos a fazer 9.300 atendimentos, quase dobrando os números do primeiro mês e como fazia falta este serviço a população, esperamos ampliar ainda mais este serviço, estendendo o horário nas unidades de outros bairros", prevê o secretário.