A Escola de Ensino Fundamental Anísio Teixeira foi a segunda colocada na Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE). A equipe ‘Racionais' formada pelos alunos Lucas Teles, Johnata Brito, Marlon Felix, Jamilly Santos e David Anthony ficou com apenas 14 pontos atrás da equipe campeã. "Foi uma experiência muito positiva. Tenho certeza que eles aprenderam muito com essa competição", destacou a professora Danielle Melo, responsável pelo acompanhamento da equipe ao longo de dois meses.
O aluno Johnata Brito disse que o melhor de tudo foi fazer novas amizades. "A gente brincou, aprendeu muito, mas o que eu mais gostei foi ficar mais próximo dos meus colegas. Antes a gente não tinha muita amizade, mas agora todos nós ficamos amigos", colocou o jovem do 7º ano. Marlon Felix também compartilha da mesma opinião. "Foi legal conhecer novos colegas. Foi muito bom porque aprendemos muitos assuntos, principalmente de matemática", contou.
Lucas Teles não escondeu a alegria em participar de mais uma Olimpíada de Jogos Digitais e Educação. Em 2013 ele ficou na terceira colocação em equipe. "Esse foi mais um ano e acho que ficamos bem, mas próximo ano seremos campeões. Sempre que tiver eu quero participar", afirmou. "Os enigmas são bons e fazem a gente pensar. Tem que pesquisar muito e consultar vários livros", registrou.
A professora Danielle Melo revelou que os alunos fizeram uma preparação especial para a grande final da OjE. "Após a semifinal recebemos todo o conteúdo que seria apresentado na final e conseguimos, com a ajuda de outros professores, reforçar o conhecimento dos deles. Na matemática, por exemplo, eles tiveram que receber uma aula específica de porcentagem, o que foi muito interessante", ressaltou.
OjE
A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) consiste em um serviço educacional que estimula os processos de aprendizagem e o engajamento de alunos e professores com as atividades escolares, através de plataformas digitais que enfatizam o diálogo e a diversão. A OjE funciona como uma rede social rica em jogos digitais e objetos de aprendizagem, apresentados na forma de desafios ao longo de uma aventura que articula habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios da aventura incluem jogos casuais, jogos de leitura e enigmas inspirados na matriz de competências do ENEM, organizados como uma experiência lúdica transformadora do desejo de aprender.
Com base na plataforma, são realizadas competições envolvendo todas as escolas da rede. Os alunos formam equipes entre si e com seus professores para responder aos desafios e pontuar em diferentes disputas, a fim de ganharem prêmios virtuais e reais em eventos online e presenciais durante todo o ano. Além disso, a OjE também contribui para o sistema de gestão das escolas com ferramentas de monitoração e de mineração de dados que permitem a visualização do desempenho dos alunos em todos os seus ambientes e desafios, em tempo real.