Guarda Municipal reforça segurança em unidades de saúde da capital

Guarda Municipal
25/11/2014 12h30

Desde o mês de setembro, a Guarda Municipal de Aracaju tem reforçado a segurança em oito Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. Localizadas nos bairros Santos Dumont, Augusto Franco, Santa Maria, Coroa do Meio, Japãozinho, Jardim Centenário, bairro América e Lamarão, esses locais passaram a funcionar com horário estendido, encerrando suas atividades às 21h.

As USFs atendidas são a Augusto Franco, Hugo Gurgel, José Machado de Souza, José Augusto Barreto, Onésimo Pinto, Joaldo Barbosa, Carlos Fernandes de Melo e Celso Daniel. Em cada Unidade dois guardas ficam responsáveis por garantir a tranquilidade e a segurança dos usuários das 15h até o horário de fechamento dos postos.

Segundo o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, a Guarda não mede esforços para proporcionar o bem estar dos aracajuanos. "A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde para, dentro daquilo que cabe à Guarda, potencializar a segurança nos postos de saúde que teriam seus horários estendidos. Nós entendemos a importância de fazer com que usuários, servidores e médicos que permanecem nesse horário sintam-se tranquilos", disse.

Usuária da USF Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, a doméstica Rosineide Maciel Santos aprovou a iniciativa da SMS e a parceria com a Guarda Municipal. "Para nós que trabalhamos o dia todo ficou muito bom esse horário estendido, porque temos mais tempo de vir ao médico ou usar outros serviços do posto. Com os guardas aqui sinto mais segurança em vir, porque intimida alguém que possa querer fazer mal", comentou.

A coordenadora da USF Onésimo Pinto, localizada no bairro Jardim Centenário, Louise Barreto, elogiou a presença da GMA no local e garantiu que aumentou a sensação de segurança em todos que frequentam a Unidade. "Todos nós estamos aprovando, inclusive porque ocorrem muitos assaltos nessa região. Há uns três meses aconteceu um tiroteio em frente ao posto de saúde. Assim, com a chegada da Guarda nos sentimos mais seguros", afirmou Louise.